LOC: Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Goiás foi um dos estados que mais conseguiu reduzir o número de casos de pessoas infectadas pelo mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. E uma ferramenta tem sido fundamental para isso. É o site do Conecta SUS, que mostra, em tempo real, a situação de infestação de cada município, permitindo ao poder público agir rapidamente no combate ao mosquito. O site mostra também, o número de casas visitadas, as que têm foco e aquelas que estão fechadas. Tudo isso separado de acordo com quadras e ruas. O secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela diz estar bem satisfeito com o retorno que a plataforma eletrônica tem dado ao estado.
TEC/SONORA: Leonardo Vilela, Secretário Estadual de Saúde.
“Foi um grande avanço o Conecta SUS, os dados são alimentados pelos municípios, pelas secretarias municipais de saúde com a supervisão, acompanhamento e apoio do Corpo de Bombeiro Militar. E isso nos faz com que nós tenhamos avançado muito no combate ao mosquito. Nesse ano de dois mil e dezesseis nós conseguimos no meio do ano, que trinta municípios livres de criadouros. Trinta dos duzentos e quarenta e seis. E os outros duzentos de dezesseis munícipios goianos, todos estavam com o índice abaixo de um por cento de infestação domiciliar.”
LOC: Esses dados são disponibilizados para toda a população. Se você quiser saber como estáa infestação do mosquito no seu município, bairro ou rua, basta acessar na internet o www.conectasus.go.gov.br.Juntamente com o site, o trabalho dos agentes de saúde tem sido fundamental, pois eles vão de casa em casa mostrar às pessoas onde pode haver foco do mosquito e, qual a maneira de combater. Você não precisa esperar o profissional ir até sua casa para tomar as devidas providências. É muito importante que, toda a comunidade, esteja disposta a acabar de vez com o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O Secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela, chama a atenção para a importância que a população tem no combate ao mosquito, e diz que, mesmo que o estado faça tudo para acabar com o mosquito, há um problema que ele não pode resolver.
TEC/SONORA: Leonardo Vilela, Secretário estadual de Saúde.
“A educação é mesmo das pessoas. Educação em termos de limpeza, em termos de não deixar água parada e também os imóveis fechados. Tem muitas pessoas que fecham os imóveis e esses imóveis fechados como eles não têm manutenção, não tem limpeza, acabam se tornando criadouros. Uma vez que a água da chuva deste período ela se acumula, não tem ninguém para limpar, não tem ninguém para tirar essa água e acabam se formando focos e criadouros do mosquito. Nós temos estudos que mostram que oitenta por cento dos focos estão no domicílio, estão dentro da casa.”
LOC: Mesmo com o bom trabalho que o Estado está fazendo, a falta de cuidados de muitas pessoas faz com que Goiás ainda tenha 150 mil casos de Dengue, Chikungunya e Zika, 66 mil apenas de Dengue. Não podemos deixar o mosquito tomar conta por descuido nosso. Juntos, nós somos muito mais fortes e podemos mostrar isso. É muito simples! Apenas dez ou 15 minutos de vistoria em nossa casa podem acabar com o mosquito. Então, vamos arregaçar as mangas e começar o trabalho, porque é nessa época do ano, quando está chovendo muito, que o mosquito gosta de se reproduzir. Saiba mais sobre como combater o transmissor, no endereço saude.gov.br/combateaedes