GOIÁS: Moradores do estado podem monitorar infestação do Aedes em seus bairros

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os moradores de Goiás que quiserem saber como está a infestação do Aedes aegypti em suas cidades ou bairros, já podem fazer isso. Agora, com apenas um clique, é possível saber se o seu endereço é um lugar que tem, ou não, focos do mosquito. A iniciativa é da Sala Estadual de Coordenação e Controle do Goiás, que tem o objetivo organizar e ajustar todas as estratégias de combate ao inseto, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. O Tenente Coronel de Bombeiro Militar Carlos Borges, que é o assessor da Sala, explica como o morador pode checar a situação de sua cidade ou bairro.

SONORA: Tenente Coronel de Bombeiro Militar Carlos Borges, assessor da Sala Estadual de Coordenação e Controle

“Acessar o site da Secretaria Estadual de Saúde. Lá, procurar o ícone ‘Conecta SUS’. Acessando esse ‘Conecta SUS’ procure ‘Indicadores de Saúde’. O indicador para essa operação é o ‘Monitoramente e Combate ao Aedes aegypti’. Clicando nele abre diretamente o mapa e os números do estado em geral”.

REPÓRTER: Os dados sobre as visitas são recebidos em tempo real pela Sala de Coordenação e atualizados no mapa virtual. Em todo o estado de Goiás, mais de 10 mil agentes de saúde e endemias estão unidos para vistoriar imóveis e ajudar e eliminar os focos do Aedes de dentro das casas da população. Justamente por isso, o Tenente Coronel de Bombeiro Militar, Carlos Borges, pede para que a população abra as portas de casa e colabore com o trabalho dos profissionais de combate ao mosquito.  

SONORA: Tenente Coronel de Bombeiro Militar Carlos Borges, assessor da Sala Estadual de Coordenação e Controle

“A gente pede à população goiana para que abra para essas pessoas que estão fazendo essas operações que nos dias que estiverem no seu bairro, porque se uma casa estiver fechada e lá tiver um foco, ela pode contaminar um raio de cem metros. E isso pode pôr a perder todo o trabalho que foi feito no município”.

REPÓRTER: O site da Secretaria de Saúde de Goiás, onde você vai encontrar o mapa com a situação de infestação do Aedes em seu município é: saude.go.gov.br. Mas a participação da população não deve parar por aí. Para proteger a sua família contra todas as doenças que o mosquito transmite, basta separar quinze minutos por semana e eliminar os focos do inseto dentro de casa. Mais informações sobre o Aedes aegypti podem ser encontradas na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.