GOIÁS: Mais de 10 mil agentes ajudam no combate ao mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

Goiás foi o primeiro estado a combater o mosquito transmissor por meio das visitas que os agentes fazem constantemente em todas as casas. Hoje são mais de dez mil profissionais.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Uma garrafa esquecida com um pouquinho de água no quintal. Pronto, esse foi o ambiente perfeito para a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya em uma casa na Rua VME, do bairro Vila Mutirão, em Goiânia. Vários vizinhos foram infectados com as doenças. A recepcionista Thays Ferreira foi uma das vítimas. A Chikungunya a deixou em uma situação de saúde muito complicada. Fortes dores, inchaço, falta de apetite, coceiras e idas diárias ao hospital fizeram parte da vida dela. Foram dias que ela prefere não lembrar e nem quer viver novamente. Mesmo depois de quase seis meses, as dores ainda continuam.
 
TEC/SONORA: Thays Ferreira, recepcionista
 
“Não é brincadeira. Eu fiquei muito ruim e não desejo isso para ninguém. Porque a dor é muito ruim, você fica muito incomodado. E não é só os sete dias que a gente fica doente. A gente fica muito tempo debilitado, o organismo demora a reagir ao normal novamente. Você fica sentindo os sintomas muitos meses, é fraqueza, dor na perna, o cabelo cai, sua unha fica fraca. Então tipo assim, para as pessoas tomarem cuidado e se prevenir, pra não acontecer isso.”
 
LOC: É minha gente, viu aí que basta ter um local com água limpa e parada para o mosquito se instalar. A vigilância tem que ser constante. Goiás foi o primeiro estado a combater o mosquito por meio das visitas que os agentes fazem constantemente em todas as casas. Hoje são mais de dez mil profissionais. Entre eles, o agente de endemias, Fred Jagger conta que ao entrar nas residências observa que ainda há muito morador que deixa a desejar. Calhas sujas, piscinas sem tratamento, vasilha da água do cachorro sem limpeza, ralos e vasos sanitários prontos para o mosquito por os ovos. Esse é o cenário que eles encontram e que, sozinhos, não podem fazer muita coisa. 
 
SONORA: Fred Jagger, agente de endemias.
 
“Então, a gente sempre pede a colaboração de cada morador. Que ele faça a sua parte, não deixe só apenas o agente ir no local pra fazer a vistoria e contar o problema e ter que chamar a atenção dele. Então a gente que são dez minutinhos que ele tira. Podem ser aqueles dez minutos que ele vai salvar a vida dele e de outras pessoas também.”
 
LOC: Viu como a sua participação é importante? Precisamos dar a verdadeira importância para a prevenção contra o mosquito. A Dengue, a Chikungunya e o  vírus Zika não vão dar sossego se nós não impedirmos a reprodução do mosquito. Então, vamos ouvir bem o recado do Fred e fazer o dever de casa bem feito. Saiba mais sobre como combater o transmissor, na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.