GOIÁS (GO): Hidrolândia está com vacinação contra HPV baixa. Goiânia está perto de imunizar todas meninas da capital

Meninas entre 11 e 13 anos devem ir aos postos de saúde para tomar segunda dose da vacina contra HPV

Salvar imagem

REPÓRTER: A quantidade de meninas que tomaram a segunda dose contra o HPV, no estado de Goiás, ainda não é satisfatória. Em todo estado aproximadamente 46 por cento das meninas, de 11 a 13 anos de idade, já se imunizaram. O objetivo do ministério da Saúde é de que, pelo menos, 80 por cento das adolescentes sejam vacinadas. Em Hidrolândia, município a 30 quilômetros da capital Goiânia, o número de meninas livres do HPV preocupa. Segundo dados do ministério da Saúde, menos de seis por cento das meninas do município se imunizaram. Um dos motivos para o baixo índice de vacinações é o medo que alguns pais têm, de que suas filhas sofram reações da vacina. A mãe da estudante, Laís Otoni, de 13 anos, Rosemeire Pereira, passa um recado para todos os pais que ainda não imunizaram suas filhas.
 
SONORA: Mãe da estudante Laís Otoni Pereira, Rosemeire Pereira
 
“Assim, como todas as outras vacinas do cartão de vacina, essa também é super importante. Eu já estava pensando em vaciná-la, mas o problema maior é o valor que é uma vacina cara particular e agora nós recebemos de graça, então, é muito importante que previne muitas doenças. A Laís, não teve reação nenhuma, acho que, nenhuma das mães deveriam desperdiçar essa chance de imunizar seus filhos.”  
 
REPÓRTER: A responsável pela imunização no estado de Goiás, Clésia Menezes, lembra que, a vacina contra o HPV é a principal forma de prevenir o câncer do colo do útero, doença que mais mata mulheres no pais.
 
SONORA: gerente de Imunização, de Goiás, Clésia Menezes
 
“É muito importante a vacinação. É uma vacina segura. Ela está implantada em vários países. Ela já estava implantada na rede privada. E como eu disse: é um benefício de uma doença igual o câncer, que ela pode se proteger. Então, a gente orienta sim, clama aos pais ou responsáveis a levarem suas adolescentes para vacinação.”
 
REPÓRTER: A capital do estado também esteve com o número de vacinação abaixo da meta estipulada pelo ministério da Saúde. Mas, segundo informações da secretaria Municipal, de Saúde, mais de 75 por cento das adolescentes de Goiânia, já foram imunizadas contra o vírus HPV. A segunda dose da vacina está disponível em todos os postos de saúde de Hidrolândia e Goiânia. A vacina é destinada para meninas de 11 a 13 anos de idade. Para se prevenir, basta ir à unidade de saúde com o cartão de vacina ou com um documento de identidade.

Reportagem, Henrique Carmo

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.