GOIÁS (GO): Com ajuda do Corpo de Bombeiros, estado realiza 20 milhões de visitas a imóveis

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Os índices de Dengue, Zika e Chikungunya diminuíram bastante em Goiás. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a Dengue teve dez mil casos notificados nos primeiros meses de 2017, uma redução de 80% em relação ao mesmo período do ano passado. Não houve nenhum caso de Chikungunya em 2017 e Zika teve apenas um desde o início do ano. Murilo do Carmo, coordenador de Controle de Dengue de Goiás explica as ações que estão sendo feitas no estado para que os casos diminuam.

 TEC/SONORA: Murilo do Carmo, coordenador de Controle de Dengue da Secretaria de Saúde de Goiás.

 “Essa força tarefa deu-se início no ano passado, em janeiro do ano passado. De lá para cá são mais de 20 milhões de visitas realizadas. Então nós conseguimos dobrar a quantidade de visitas. Imóvel a imóvel, casa a casa, mês por mês. Para que nós pudéssemos de certa forma tentar minimizar a incidência dessas doenças na sociedade goiana. Essa força tarefa contou com a parceria eximia do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Segurança Pública. E o Corpo de Bombeiro tem nos ajudado de maneira muito forte a conter o avanço dessas doenças no estado de Goiás.”

 LOC: Benedito Rodrigues tem 57 anos. Diariamente, ele vende comida na feira de Goiânia. Benedito mora no bairro Pedro Ludovico e em 2007 ele pegou Dengue. Benedito sentia muita dor atrás dos olhos, dor nas articulações e moleza no corpo. Hoje, o feirante percebe que muitas pessoas não sabem que Chikungunya e a Zika são transmitidas pelo mesmo mosquito da Dengue e poucas informações sobre o assunto. Ele diz conhecer pessoas que tiveram Dengue quatro vezes. Apesar disso, Benedito acredita que a incidência dessas doenças está diminuindo.

 TEC/SONORA: Benedito Rodrigues, feirante.

 “Aqui no estado de Goiás, a Chikungunya e a Zika tá uma coisa nova. A Dengue, eu conheço muita gente já que teve Dengue. Principalmente os colegas do serviço comentam muito. Sempre não vêm trabalhar e vai ver a pessoa tá com Dengue. Este ano não, este ano teve bem menos. Agora, ano passado, retrasado, eu tive muito colega que teve afastado do trabalho com suspeita de Dengue.”

 LOC: O trabalho de combate ao mosquito transmissor não é só das prefeituras e do Governo do Estado. É importante e necessário que toda a população fique em alerta e se mobilize para cuidar da própria casa, evitando assim focos de mosquito, como explica o agente de Endemias de Goiânia, Gildo de Paula.

 TEC/SONORA: Gildo de Paula, agente de Endemias.

 “Uma vez por semana, tirar uns dez minutinhos e olhar o seu quintal. Qualquer tipo de objeto, qualquer vasilha, qualquer tipo de criadouros que possam acumular água, tem que ser eliminados. Claro que nós temos depósitos fixos que são ralos, caixa d’água, mas tem como se prevenir sim, fazendo uma tampa, tampando bem a sua caixa d'água, fazendo o tratamento da sua piscina com produto certo, com a quantia exata.”

LOC: A melhor forma de prevenção é evitar que o mosquito nasça. Para isso, toda a população do Estado de Goiás precisa estar junto nessa missão. Faça a sua parte, convoque seus vizinhos e amigos para checarem as casas, os quintais. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.