GOIÁS: Desconhecimento da doença dificulta o diagnóstico e o tratamento

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: A Tuberculose é uma doença que está há muito tempo no Brasil e atinge muitas pessoas até hoje. Para vocês terem uma ideia, em Goiás foram 50 óbitos desde 2016. Ano passado, o estado contou com 863 novos casos. O primeiro trimestre de 2016, teve 222 e, em relação ao mesmo período deste ano, foram 166 pessoas com Tuberculose.

 

Kassiane Sodré foi uma delas. Ela tem 27 anos, é operadora de caixa de um restaurante em Goiânia e mora no Setor Leste Universitário. Ano passado, ela teve a doença. Tudo começou com uma tosse. A moça suspeitou que estivesse gripada, tomou remédios caseiros e não adiantou. Ela começou a perder peso e foi bem no dia do seu aniversário, 5 de junho, que veio uma forte febre. Buscou atendimento médico e o diagnóstico foi confirmado.

 

Agora, ela está curada. Voltou com seus hobbies preferidos: jogar bola e fazer academia. A única lembrança que Kassiane disse que guarda é que agora ficou uma cicatriz no seu pulmão. Se médico fizer raios X consegue perceber, mas de resto, leva uma vida normal. Ela comenta sobre o tabu que as pessoas têm em relação à doença.

 

TEC/SONORA: Kassiane Sodré

 “Eu não tenho vergonha de falar que eu tive a doença, que eu me tratei, que hoje eu estou bem e que eu não passei a doença para ninguém. Eu acho que é um preconceito que precisa ser eliminado porque isso vem de geração. É uma geração, é uma cultura que a gente vem trazendo dos antepassados da gente. Todo mundo, se falar que tá com Tuberculose, todo mundo fica assustado. ‘Nossa, vai morrer’. Todo mundo acha que vai morrer. Há tempos atrás essa doença não tinha cura, mas, hoje em dia, ela tem cura. Não é um bicho de sete cabeças. Basta você se tratar, se cuidar.”

 

LOC: Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Tuberculose de Goiás, Emílio Alves, muito do preconceito em relação àdoença é por desinformação. O estado está trabalhando na conscientização das pessoas em relação à Tuberculose. Segundo ele, os sinais da doença precisam ser conhecidos. A tosse é uma delas e, se frequente, não pode ser negligenciada.

TEC/SONORA: Emílio Alves, coordenador do Programa Estadual de Controle da Tuberculose de Goiás.

 “A população, ainda, por mais que tenha a questão da mídia, da divulgação, ainda desconhece muito sobre aTuberculose. Principalmente porque têm pessoas que acham que a Tuberculose é uma doença do passado e é uma doença que está aí. Então, o principal incentivo que tem sido feito é a divulgação dos sinais de sintomas da doença e o principal sintoma é a tosse. O que o estado tem feito? O estado tem distribuído um teor educativo e tem dado apoio para as regionais de saúde, aqui no estado e seus municípios, pararealizarem ações educativas.”

 

 

LOC: A Tuberculose ainda existe e tem cura, desde que o tratamento seja realizado até o final.Caso esteja com tosse há mais de três semanas, procure uma unidade de saúde mais próxima de você. Para mais informações, acesse saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.