GOIANIRA (GO): Escolas de Goianira terão gincanas para incentivar o combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O município que registrou no ano passado mais de 300 casos de Zika decidiu intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor da doença. Este mês, o reforço vai contar com a participação dos estudantes das escolas estaduais e municipais. As salas que mais recolherem materiais descartáveis, como garrafas pets, serão premiadas nas gincanas. Os alunos também irão percorrer as ruas da cidade com faixas e cartazes pedindo o apoio da população na luta contra o mosquito.

TEC/SONORA: Carlúcio Souza, gerente de Endemias.

“A intenção é retirar esses criadouros de circulação. Esse material vai ser recolhido por uma empresa de reciclagem e vai ser doado ou vendido.”

LOC: Em 2016, o município registrou 13 casos de gestantes contaminadas com o vírus da Zika. A estudante Darlieny Alves, de 22 anos, já teve Dengue duas vezes. Mas, no ano passado, o susto foi maior. Ela descobriu que estava grávida após contrair a Zika. Foram meses de angústia até o nascimento do bebê, que não teve nenhuma má formação por conta da doença.

TEC/SONORA: Darlieny Alves, estudante.
“A gente fica bem tensa 24 horas. Eu só descansei mesmo depois do ultrassom morfológico, que dá pra ver cada parte do corpo e da cabecinha.”

LOC: Além do trabalho educativo, a equipe da Gerência de Endemias da Secretaria de Saúde conta também com um atendimento emergencial. Após receberem a notificação de casos suspeitos de Dengue, Zika ou Chikungunya, os agentes vão até as residências das pessoas que apresentaram os sintomas das doenças e aplicam inseticidas. A medida preventiva tem o objetivo de evitar novas contaminações no local. Mobilize a família para ajudar a combater os focos que podem virar criadouro do mosquito. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.