GOIÂNIA (GO): Hemogo precisa aumentar doações de sangue para suprir alta demanda por plaquetas

Componente é equivalente a 10 bolsas de sangue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Nos últimos três meses, o local para coleta ultrapassa as 5 mil doações. Abastecendo toda a rede pública da cidade, o Hemocentro Coordenador do Estado de Goiás auxilia outros centros de captação, quando necessário. O Hemogo também está se preparando para o Junho Vermelho. Essa ação busca incentivar a população a doar sangue para que os estoques sempre estejam em boas condições. Segundo o diretor do Hemocentro Regional do Estado de Goiás, Arione de Paula, apesar dos números altos, a caminhada é dura e a região ainda possui dificuldades com dois tipos de fatores sanguíneos, principalmente com um dos componentes do fluido, a plaqueta.

TEC./SONORA: Arione de Paula, Diretor Hemocentro Coordenador do Estado de Goiás.

“Antigamente nós tínhamos mais dificuldades com os negativos. Hoje nós temos dificuldade tanto com os negativos quanto com os positivos. Mas hoje a nossa maior dificuldade são plaquetas. Para você fazer uma bolsa de plaqueta, você precisa no mínimo de 10 doadores. Ela é mais difícil e ela vence com cinco dias. Então, a luta é insana atrás de plaquetas e o uso da plaqueta é mais acentuado, porque hoje qualquer paciente que esteja com problema hemorrágico, ele vai ter de usar plaqueta.”

LOC.: A prática de doar deve ser constante. É o que fez Luiz Antônio Mady por meio século. Aos. 70 anos, pai de duas filhas, morador do bairro Jardim América, em Goiânia, ele estourou o limite de idade em novembro do ano passado. O aposentado e divorciado se comoveu com a última doação que realizou. Após 50 anos realizando esta ação, ele pede para que a população não deixe doar sangue, para que, assim, nunca falte para quem precise.

TEC./SONORA: Luiz Antônio Mady, aposentado.

“Eu gostaria que a mensagem, que ela encontrasse um solo fértil em todos os corações e que esse gesto de solidariedade, tão significativo, se perpetue no coração e na mente de cada pessoa. Eu diria assim, para a pessoa, para o doador, que seja caridoso, que doe sangue e que preserve a vida. Essa é a mensagem que eu gostaria de deixar para as pessoas.”

LOC.:
Para doar sangue, você deve estar saudável, ter de 16 até 69 anos e pesar acima de 50 quilos. O Hemocentro Coordenador do Estado de Goiás está localizado na Avenida Anhanguera, número 5195, no Setor Coimbra, em Goiânia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das sete e meia da manhã até às seis da noite. O telefone para contato é o 3201-4564. Repetindo: 3201-4564. Para mais informações, acesse saúde.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.