GOIANA (PE): Município é uma das 67 cidades em alerta no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Goiana é um dos municípios pernambucanos em alerta de Zika, Chikungunya e Dengue. Segundo levantamento realizado pela prefeitura enviado para o Ministério da Saúde, a cidade registrou 1.3 na escala de infestação do mosquito transmissor dessas doenças este ano. Devido à distribuição irregular de água nos municípios pernambucanos, o armazenamento incorreto de água se torna um dos fatores que favorecem a proliferação do mosquito na região nordeste. A coordenadora de arboviroses da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Claudenice Pontes, reforça a importância de acondicionar bem os reservatórios de água.

TEC/SONORA: Claudenice Pontes, coordenadora de arboviroses da Secretaria de Saúde de Pernambuco

“Esse é o nosso maior problema. Eles usam muito aqui baldes, tonéis. Então a gente orienta para que a população armazene, adequadamente, não deixe nenhuma abertura, para que o mosquito possa entrar e proliferar. Se você encontrar larvas no seu depósito, tente recolher, que aquilo ali pode virar um mosquito transmissor de doenças. Então, a única forma é fazer uma vedação adequada.”

LOC: Neste ano mais de 53 mil pessoas tiveram Dengue e Chikungunya no estado. Essas doenças deixam as pessoas debilitadas e até podem levar à morte. Sua participação é fundamental neste combate. Saiba como prevenir e combater o mosquito transmissor dessas doenças no site do Ministério da Saúde. Acesse: saude.gov.br/combateaedes.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.