GARANHUNS (PE): Grávidas vão ter nova Caderneta da Gestante com dicas de prevenção ao Aedes

Em Pernambuco, mais de 155 mil cadernetas vão ser entregues

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As grávidas de Garanhuns, inscritas no Sistema Único de Saúde, o SUS, vão passar a receber a nova Caderneta da Gestante, lançada pelo Ministério da Saúde. O documento é utilizado para registrar consultas, exames e vacinas no período de gestação das mulheres. A nova Caderneta da Gestante traz informações importantes sobre prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como o Zika vírus. Em todo estado de Pernambuco, mais de 155 mil cadernetas vão ser entregues. No documento vai ser possível, tanto a mulher quanto o parceiro, fazer anotações como cuidados importantes durante a gestação, sinais de trabalho de parto, cuidados com recém-nascido e amamentação. A caderneta vai estar disponível em todos os serviços de saúde do município que realizam pré-natal pelo SUS. A coordenadora Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Maria Esther Vilela, explica que a nova Caderneta da Gestante vai possibilitar os profissionais em saúde a acompanhar o período de gestação em detalhes.
 
SONORA: coordenadora Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Maria Esther Vilela
 
“São informações sobre o Aedes aegypti e a infecção pelo o vírus Zika. tanto a para as mulheres quanto a parte dos profissionais, onde tem um cartão também de acompanhamento da gestação, existe ali um campo especifico para que o profissional se a mulher teve ou está com aquelas manchas vermelhas, identificando uma possível infecção pelo vírus Zika.”
 
REPÓRTER: Em Garanhuns, Boa Vista e Cohab 2 estão sofrendo com infestação do Aedes. Mais de 300 agentes comunitários de endemias e de saúde percorrem as ruas do município para combater o mosquito. Mas, é preciso que a população coopere e abra as portas das casas para a visita dos agentes, como pede o secretário Municipal de Saúde de Garanhuns,  Alfredo de Góis
 
SONORA: Secretário Municipal de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis
 
“Quero pedir à população de Garanhuns que receba o agente comunitário de saúde ou o agente de endemias. Que possam permitir que eles entrem em suas residências, para que eles possam ajudar na limpeza de suas casas ou na identificação de algum foco. Lembrando a população que a grande parte dos focos do mosquito está dentro das residências.”
 
 
REPÓRTER: Cerca de três milhões e duzentas mil novas Cadernetas da Gestante estão sendo impressas e distribuídas em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, o investimento é de três milhões e 700 mil Reais. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.