FORTALEZA (CE): Período de férias e festas dificultam coleta de sangue na capital

Cidade tem dois pontos de coleta de sangue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A melhor forma de se criar um determinado hábito é pelos exemplos. Pelo menos é assim que o farmacêutico Ernesto da Rocha, de 49 anos, pensa a respeito de doação de sangue. Ernesto mora no bairro Parangaba, em Fortaleza, e fez a primeira doação de sangue aos 18 anos de idade, na ocasião, para uma tia que precisava fazer uma transfusão. A partir de então, incentivado pelos pais, Ernesto manteve e hoje já tem soma quase 50 doações em sua vida. O farmacêutico tem um casal de filhos, de nove e 12 anos cada. Ernesto e a mulher, que também é doadora, tentam mostrar a importância de manter esse costume.
 
TEC./SONORA: Ernesto da Rocha, Farmacêutico.
 
“Eu creio que, através deste meu exemplo, eu esteja contribuindo na construção cívica, de caráter, de bondade e amor ao próximo dos meus filhos. Porque as vezes eu não sei quem se beneficia mais com o meu sangue. Se sou eu que tenho a satisfação de doar, ou as quatro pessoas que podem receber meu sangue. Com uma doação de sangue podemos salvar quatro pessoas. Então quando eu doo, eu faço isso para pessoas que não conheço, o que acaba sendo uma satisfação maior para mim.”
 
LOC.: Ações como essa, do Ernesto, são importantes para manter os estoques de sangue em um bom nível, atendendo os pacientes que precisam fazer as transfusões, independente do motivo. De acordo com Luciana Carlos, diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, o Hemoce, e responsável pela unidade Coordenadora da rede, que fica em Fortaleza, a aproximação dos períodos de celebrações juninas e a chegada das férias preocupam.
 
Luciana revela que durante o período a quantidade de doações diminui. E a procura por sangue acaba aumentando. Por isso, a diretora diz que é fundamental que as doações sejam feitas com regularidade por todos. Ela destaca o valor do gesto.
 
TEC./SONORA: Luciana Carlos, diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará.
 
“A doação de sangue é um bom exercício para o que temos visto e falado tanto nos últimos tempos, sobre a necessidade de fazer o bem, ser solidário, cidadão, e poder contribuir com a sociedade de forma espontânea, altruísta, ajudando pessoas que você não conhece. Podendo ser ajudado por pessoas que você não conhece, caso você precise de uma doação.”
 

LOC.: Em Fortaleza, a unidade de coleta do Hemoce fica na Av. José Bastos, número 3.390, no bairro Rodolfo Teófilo. O telefone é 3101.2296.  Repetindo: 3101.2296. O Hemocentro funciona de segunda a sexta das sete e meia da manhã ás seis e meia da tarde. Aos sábados, de oito da manhã às quatro da tarde, e domingo, de oito da manhã à uma da tarde. Há também o posto de coleta na rua Barão de Rio Branco, número 1816, no centro. O posto funciona de segunda à sexta das sete e meia da manhã às seis e meia, e aos sábados de uma hora da tarde a cinco e meia da tarde. Mais informações no número 3101.5293, repetindo 3101.5293. Para mais informações sobre doação de sangue acesse: saude.gov.br/doesangue. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.