FORTALEZA (CE): Metade dos casos de Tuberculose no Ceará está na capital

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: O Governo Federal assumiu um compromisso com a Organização Mundial da Saúde para erradicar a Tuberculose no Brasil até 2035. No Ceará, a capital Fortaleza concentra mais da metade dos casos registrados no estado. Foram 1.392 apenas no ano passado.

É importante que a pessoa procure um médico quando a tosse durar mais de três semanas. A situação fica mais grave se a tosse vier acompanhada de sangue. Outros sintomas que podem indicar a presença da Tuberculose são febre ao fim do dia, cansaço, perda de peso e falta de apetite.

O tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS. E o paciente deve fazê-lo até o fim, seguindo todas as recomendações médicas, como explica a pneumologista e coordenadora do Ambulatório de Tuberculose do Hospital de Messejana, referência no tratamento de Tuberculose em Fortaleza, Tânia Brígido.

 

TEC/SONORA: Tânia Brígido, médica pneumologista e coordenadora do Ambulatório de Tuberculose do Hospital de Messejana.

“O tratamento é feito de uma forma gratuita. Na maioria das unidades de saúde existe esse medicamento. Tem uma duração de seis meses, que é outro alerta que a gente faz também para as pessoas não interromperem o tratamento antes desse período, mesmo que não sinta mais nada.”

 

LOC: O diagnóstico é feito por meio de um teste de escarro. O resultado sai em até 48 horas. Quanto antes a Tuberculose for detectada, maiores são as chances de cura. Um dos grandes obstáculos na cura da doença é o abandono do tratamento por parte dos pacientes. A falta de conhecimento e o preconceito levam amigos e familiares do paciente a adotar medidas extremas, como separar pratos, copos e talheres ou mesmo evitar a convivência. Tais atitudes acabam desmotivando o paciente. Preocupada diante do preconceito que presenciava ao atender os doentes, a enfermeira Argina Gondim fundou a Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose. Além de ministrar palestras desmistificando a doença, acompanha diariamente moradores de ruas na capital cearense para que eles não desistam do tratamento. Argina afirma que o trabalho é de conscientização.

 

TEC/SONORA: Argina Gondim, enfermeira voluntária fundadora da Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose.

“A informação é a melhor arma que a gente tem contra a Tuberculose. Com 15 dias, um mês, já não sentem mais nada. O que acontece? Eles acham que estão curados e não tem mais necessidade de tomar aquela quantidade de remédios. Aí começa a dizer, ‘tá me fazendo mal, eu tô ficando enjoado, tô ficando não sei o quê.”

 

LOC: A estratégia utilizada consiste em monitorar as pessoas em situação de vulnerabilidade, que não possuem apoio familiar ou social. Ao localizar um doente, eles levam todos os dias café da manhã, almoço e o remédio, além de informar sobre a importância de seguir o tratamento até o fim. Valdenir Andrade, 32 anos, descobriu a doença no ano passado, foi assistido pela associação e hoje, após receber alta, fala da importância de não desistir do tratamento.

 

TEC/SONORA: Valdenir Andrade, paciente.

“Respirei aliviado, porque a Tuberculose tem cura. A pessoa tem que buscar a cura. Tem que botar na mente que é uma doença bastante constrangedora para si mesmo. Você tem bastante perda de peso. Realmente, eu cheguei a pesar 43 kg e hoje eu estou com 66,5 kg. E eu digo que não desista. Tinha muito problema. Enfrentava problema com preconceito e exclusão. Botavam logo a mão no nariz para não sentir.”

 

LOC: Na realidade, não é necessário afastar o doente do convívio. Ao contrário, receber apoio das pessoas próximas é essencial para a cura da doença. Após 15 dias de tratamento, a maioria dos infectados deixa de oferecer risco de transmissão. Tânia Brígido esclarece ainda que o contágio é favorecido em determinados ambientes.

 

TEC/SONORA: Tânia Brígido, médica pneumologista e coordenadora do Ambulatório de Tuberculose do Hospital de Messejana.

“É uma doença de contágio através das vias respiratórias, que passa para uma pessoa através da tosse, da fala ou do espirro de uma pessoa que está doente e, principalmente, em ambientes que são fechados, que não tenham uma boa circulação de ar, uma boa penetração dos raios do sol.”

 

 

LOC:  Se você apresenta algum sintoma ou teve contato com um doente, procure uma unidade de saúde e faça o teste de escarro gratuitamente. Tuberculose tem cura. Para mais informações, acesse saude.gov.br  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.