FORTALEZA (CE): Cuidados básicos podem reduzir a infestação do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Fortaleza está em alerta. No ano passado foram registradas 21 mortes por Chikungunya e nove por Dengue. Os dados preocupam as autoridades municipais e estaduais que, com o apoio do Ministério da Saúde, promovem ações para diminuir o número de pessoas contaminadas pelo mosquito. O gerente da Célula de Vigilância Ambiental e de Riscos Biológicos, Nélio Morais, explica o que está sendo feito para combater o mosquito na quinta maior capital do país em número de habitantes.

 TEC/SONORA: Nélio Morais, gerente da Célula de Vigilância Ambiental e de Riscos Biológicos.

 “Nós temos a nossa estrutura de trabalho com mais de 150 educadores de Saúde. Para se ter uma ideia, no ano de 2016 esse grupo produziu o ano passado mais de 48 mil atividades, desde uma reunião em comunidade, em uma associação comunitária, visitas às escolas, blitz educativa, formação de uma brigada de equipamentos institucional, privado e público. Mais de 48 mil atividades com um alcance espetacular sensibilizando a população.”

 LOC: A 30 quilômetros de Fortaleza está o município de Itaitinga, com quase 40 mil habitantes. Este ano, o município não registra índices preocupantes de Dengue, Zika e Chikungunya. Mas a situação na cidade já foi pior.  E para evitar que Fortaleza exporte o mosquito para Itaitinga, o agente de Endemias,  Antônio Maximiano , conta sobre o trabalho que realiza no município.

 TEC/SONORA: Antônio Maximiano, agente de Endemias.

  “A cidade não gera muito emprego, então mais de 50% das pessoas trabalham em Fortaleza. Isso favorece muito a importação de casos de lá para cá. E por isso que a gente faz um combate intenso durante todo o ano já para diminuir os números. Fazemos uma média de 25 visitas por dia, adentramos nos domicílios, conversamos com os moradores. Repassamos as informações sobre a doença e de como evitar a proliferação do mosquito.”

 LOC: Para combater a proliferação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya é recomendado que o morador faça uma vistoria semanal nos locais para evitar o acumulo de água em plantas, baldes, lixo e manter a caixa d’água limpa e fechada. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.