FORTALEZA (CE): Capital tem 50% dos imóveis visitados no combate ao Aedes

Cerca de 280 Militares do Exército também estão nas ruas da capital eliminando os focos do Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Fortaleza atinge cerca de 50 por cento dos imóveis vistoriados no combate ao Aedes aegypti, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. De um milhão e 100 imóveis registrados, cerca de 550 mil já receberam a visita dos profissionais. A Capital cearense conta com dois mil e 600 agentes comunitários de saúde e 1600 agentes comunitários de endemias, para realizar as visitas e orientar a população sobre o risco das doenças que o mosquito pode transmitir. Entre elas estão:  dengue,  chikunguya e Zika. Cerca de 280 Militares do Exército também estão nas ruas da capital eliminando os focos do Aedes. A operadora de caixa, Zilar Cavalcante, moradora do bairro José Walter, um dos mais afetados pela infestação do mosquito, já teve a visita dos agentes. Ela conta que os profissionais podem ajudar a população a se prevenir contra o mosquito.
 
SONORA: Operadora de caixa, Zilar Cavalcante
 
“É bom, não é? Porque muita gente já sabe o que se deve fazer, mas pode ter gente que não sabe fazer. É bom porque eles sempre passam, orientam as pessoas.”
 
REPÓRTER: As ações para combater o Aedes em fortaleza contam com as escolas públicas e particulares. Além disso, carros fumacês e agentes com borrifadores estão percorrendo todo município. Mas, os moradores devem facilitar a entrada dos agentes nas residências e desenvolver as práticas de combate ao Aedes de forma rotineira, como pede a secretária Municipal de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins.
 
SONORA: Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins.
 
"Nós temos uma responsabilidade de fazer visitas casa a casa no nosso município. Tem mais de um milhão de domicílios que a gente precisa visitar. E é importante que vocês possam contribuir abrindo esses espaços, abrindo essa residências para que os nossos agentes de saúde, agentes de endemias possam visitar e possam ensinar cada um de vocês a fazer a tarefa de cada semana.”
 
REPÓRTER: O Ministério da Saúde recomenda que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o Aedes aegypti. Não há remédios e nem vacinas para o tratamento de dengue, chikugunya e Zika vírus, por isso, é importante que todos colaborem para acabar com o Aedes, como explica o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
“Como nós não temos vacina, nós só temos um caminha a trilhar: é eliminar o mosquito para que ele não transmita nem a dengue, nem a chikungunya e nem o vírus Zika.”
 
REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes aegypti nasce dentro de casa. Por isso, a participação da população é fundamental. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br


Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.