FGTS: Saiba como ter acesso ao lucro do Fundo de Garantia

O valor só poderá ser usado em ocasiões especiais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Pela primeira vez, os trabalhadores terão direito a receber uma parcela dos lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS. O anúncio foi feito na quinta-feira (10) pelo presidente Michel Temer, que garantiu que no dia 31 de agosto serão depositados mais de sete bilhões de reais nas contas do fundo de garantia de 88 milhões de brasileiros.

Antes, esse dinheiro voltava para o Governo. Os depósitos deste ano são referentes aos lucros de 2016, que ficou em torno de 14 bilhões de reais. Os trabalhadores, a partir de agora, terão direito à metade do lucro com o fundo.

Os valores depositados serão proporcionais ao saldo na conta do trabalhador em 31 de dezembro de 2016, mesmo que esses valores tenham sido sacados. O Governo estima que mais de 245 milhões de contas, ativas e inativas, receberão a parcela do lucro.

Mas esse dinheiro não poderá ser sacado como aconteceu nesse ano com as contas inativas. O valor só poderá ser usado para compra da casa própria ou em casos de demissão sem justa causa, por exemplo. Para saber se tem direito ao lucro, o cidadão deve entrar no site da Caixa Econômica Federal, munido dos dados pessoais, como nome completo, CPF ou PIS. Outra opção é o atendimento pelo telefone, no 0800 726 2017. Por meio do atendimento, o interessado poderá saber o valor nas contas até 31 de dezembro do ano passado.

Durante o anúncio na quinta-feira, Michel Temer afirmou que a medida é uma conquista para os trabalhadores.

“Há famílias endividadas, muitas vezes, famílias necessitadas de um acréscimo, de um adicional que pudesse prover suas necessidades, logo resolvemos liberar os saques das contas inativas do Fundo de Garantia.”

O FGTS é uma espécie de poupança paga pelo empregador ao empregado, com valor equivalente a 8% da remuneração. Essa parcela não é descontada do salário, que pode ser sacada em casos especiais.

Reportagem, Jalila Arabi.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.