FEIRA DE SANTANA (BA): Doações frequentes são fundamentais para atender pacientes de mais de 100 cidades da região

Cidade tem uma unidade de coleta

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Que Feira de Santana é uma região de ligação no estado da Bahia todos já sabem, mas os reflexos disso em sistemas como o de saúde podem não ser de conhecimento de todos. Roberto de Moraes Dourado é biomédico do Centro de Coleta e Transfusão de Sangue de Feira de Santana. Segundo Roberto, devido à localização da cidade, a unidade de Feira acaba atendendo pacientes de mais de 100 municípios do interior da Bahia. E um dos grandes prejudicados nisso é o banco de sangue. Com a chegada de determinadas datas, a situação pode se tornar ainda mais complicada segundo o biomédico, que revela algumas estratégias traçadas pelo centro para conseguir atender todos os pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas.

TEC./SONORA: Roberto de Moraes Dourado, biomédico do Centro de Coleta e Transfusão de Sangue de Feira de Santana.

“Nós fazemos captações intra-hospitalar. Então, uma vez por semana, nós vamos no hospital nos horários de visita, na sala de espera, para estimular os familiares a fazerem doações. Nós também temos parcerias com grupos sociais diversos, que sempre entram em contato conosco e já têm uma programação de campanha, todos os meses. Então, todo mês nós temos uma ou duas campanhas externas. E uma vez por mês fazemos uma campanha interna, visando essa questão do estoque. Devemos sempre ter estoque para atender, e, também, visando os períodos festivos, como São João, Natal e Semana Santa.”

LOC.: Roberto afirma que doações constantes de sangue são fundamentais para que os estoques do centro suportem a demanda. Atualmente, ele afirma que os tipos negativos são os que mais precisam de volume, pois são os mais usados. Andrea Santana é enfermeira e tem 50 anos. Ela conta que a primeira doação foi para uma familiar, que precisava realizar transfusões sanguíneas, há 15 anos. Andrea conta que a partir daí começou a doar constantemente e passou esse exemplo para família. Segunda a enfermeira, o filho e a mãe são doadores hoje em dia. Ela explica o motivo de se manter uma doadora com o perfil de Andrea.

TEC./SONORA: Andrea Santana, enfermeira.

“A necessidade das pessoas, porque na verdade nós acabamos não sabendo da necessidade e da importância da doação. E aí, na maioria das vezes, quando nós temos, uma necessidade familiar nós acabamos mais sensibilizados. Até então eu nunca tinha despertado para essa questão de doação, mesmo trabalhando vizinha ao Hemoba. Eu  nunca tinha me atentado para essa questão da doação voluntária. E aí, depois disso, eu acabo doando de duas a três vezes por ano.”

LOC.: O Centro de coleta de Feira de Santana fica na Avenida Eduardo Fróes da Mota, sem número, bloco 35. A unidade funciona das oito da manhã às cinco da tarde com uma pausa do meio dia à uma da tarde. O telefone é 3221-6888. Repetindo:  3221-6888. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações sobre doação de sangue, acesse saude.gov.br/doesangue.  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.