FEBRE AMARELA: Doença não respeita divisas entre estados; vacina impede avanço da doença

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência por causa da Febre Amarela em 63 municípios de Minas Gerais e em um do Espírito Santo, a cidade de Ibatiba. A medida facilita a liberação mais rápida de servidores e material para as ações de atendimento aos pacientes e combate à doença. Em Ibatiba, três pessoas morreram de febre amarela e outros nove casos da doença foram confirmados. A cidade está na divisa com o Leste de Minas Gerais, onde fica a vizinha Mutum, com três mortes causadas pela Febre Amarela. O movimento de pessoas entre as cidades mineiras e capixabas é intenso, conforme explica a Secretária de Saúde,

TEC./SONORA: Nilcilaine Hubner Florindo, secretária de Saúde de Ibatiba-ES.

“A própria densidade demográfica, as matas aqui que a gente tem em comum,com as de Minas, as pessoas que moram aqui trabalham em Lajinha que é muito próximo, as pessoas que dormem na cidade aqui também trabalham na zona rural, a população é realmente muito voltada para a agricultura. Tem localidades aqui dentro da cidade mesmo que a divisa está muito dentro da cidade e pessoas que moram aqui dentro da cidade e vão todos os dias de manha cuidar dos seus sítios que são vizinhos. Dentro da cidade se você caminha 2 km você está em Minas Gerais.”

LOC.: A proximidade das fronteiras com cidades mineiras e o aparecimento de macacos doentes ou mortos levou o Governo do Espírito Santo a fazer um bloqueio vacinal para impedir que a doença se espalhasse mais, como explica Coordenadora do Programa de Imunização do Estado do Espírito Santo,Danielle Grillo:

TEC./SONORA:
Danielle Grillo, coordenadora do Programa de Imunização(ES).

“Hoje o estado do Espírito Santo está vacinando 60 municípios como área de recomendação temporária de vacinação. Sempre priorizando a zona rural que é o nosso foco central devido à febre amarela silvestre e esses 60 municípios estão incluídos como área de vacinação, alguns que fazem fronteira com Minas Gerais, outros que tiveram epizootias e alguns que tem áreas de matas contíguas entre os municípios.”

LOC.:
Todos os municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais receberam as vacinas contra a febre amarela Silvestre, que é transmitida por mosquitos que vivem nas matas. A população rural é prioridade em Minas e no Espírito Santo e a vacinação ocorre em pontos estratégicos, como escolas, quadras ou centros comunitários, se não houver posto de saúde próximo. A vacina é considerada segura e indicada para quem tem de seis meses a 60 anos. No entanto, é preciso verificar as contraindicações. Se você mora numa região com risco de contaminação de febre amarela ou se vai viajar para esses lugares, procure o posto de vacinação ou o agente de saúde. Para mais informações acesse: www.saude.gov.br.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.