ESTRATÉGIA: Debate avalia criação de Política Nacional de Vigilância em Saúde

Salvar imagem

REPÓRTER: Com objetivo de dar destaque para trabalhos e iniciativas com resultados de grande relevância para a saúde pública, será realizada até esta sexta-feira (30), a 15ª Edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). Uma das principais contribuições será o debate sobre as propostas de criação de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde, que deverá orientar as ações de prevenção e controle de doenças e a análise de situação em saúde da população brasileira. Esse debate foi realizado nessa quinta-feira (29), e teve a mediação do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante, que comentou a importância de reunir diversas áreas da saúde para pensar estratégias para melhorar a qualidade de vida do brasileiro.

 

SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante.

“Esse evento prevê a premiação em três modalidades de trabalhos. Uma com experiência bem-sucedida serviço saúde municipais e estaduais; outra com trabalhos científicos desenvolvidos por profissionais de saúde do SUS e outro através de intervenções bem sucedidas de movimentos sociais. Então isso é importantíssimo no sentido de que você tem uma mobilização da sociedade de todos os níveis da saúde, com comprometimento de todos, no sentido de melhorar o planejamento da área de vigilância em saúde”.

 

REPÓRTER: Os principais pontos que deram rumo ao debate foram a participação social, os desafios enfrentados pelos gestores municipais, além da integração das ações de saúde. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

 

Reportagem, Janary Damacena.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.