ESTRATÉGIA: Debate avalia criação de Política Nacional de Vigilância em Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Com objetivo de dar destaque para trabalhos e iniciativas com resultados de grande relevância para a saúde pública, será realizada até esta sexta-feira (30), a 15ª Edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). Uma das principais contribuições será o debate sobre as propostas de criação de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde, que deverá orientar as ações de prevenção e controle de doenças e a análise de situação em saúde da população brasileira. Esse debate foi realizado nessa quinta-feira (29), e teve a mediação do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante, que comentou a importância de reunir diversas áreas da saúde para pensar estratégias para melhorar a qualidade de vida do brasileiro.

 

SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante.

“Esse evento prevê a premiação em três modalidades de trabalhos. Uma com experiência bem-sucedida serviço saúde municipais e estaduais; outra com trabalhos científicos desenvolvidos por profissionais de saúde do SUS e outro através de intervenções bem sucedidas de movimentos sociais. Então isso é importantíssimo no sentido de que você tem uma mobilização da sociedade de todos os níveis da saúde, com comprometimento de todos, no sentido de melhorar o planejamento da área de vigilância em saúde”.

 

REPÓRTER: Os principais pontos que deram rumo ao debate foram a participação social, os desafios enfrentados pelos gestores municipais, além da integração das ações de saúde. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

 

Reportagem, Janary Damacena.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.