ESPORTE: Revezamento da Tocha Olímpica passa por 7 cidades paraibanas

Pedras de Fogo é o primeiro município a receber a chama olímpica

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Após percorrer três municípios de Pernambuco, a Tocha Olímpica chega à Paraíba nesta quinta-feira. A primeira cidade do estado a receber o símbolo dos Jogos Olímpicos é Pedras de Fogo, localizada na região sul do estado. Ainda no mesmo dia, a chama vai passar por Itabaiana. Campina Grande também está no roteiro de quinta. Segundo a prefeitura de Campina Grande, o trajeto vai iniciar no Estádio O Amigão, percorrer as ruas da cidade até chegar ao monumento alusivo aos 150 anos da cidade. No mesmo local, a partir das sete horas da noite, o show de Luan Estilizado e outras atrações prometem animar os presentes. 
 
Ao todo, 58 pessoas vão conduzir a chama na cidade pelos 13 quilômetros de percurso. Uma delas é Ednalva Lauriano. Aposentada do Atletismo há três anos, Pretinha, como é conhecida, praticou a modalidade por 15 anos e conquistou títulos importantes como a meia maratona do Rio de Janeiro e a Volta da Pampulha. A ex-atleta conta qual a expectativa de participar de um momento como o revezamento da chama olímpica.
 
SONORA: Ednalva Lauriano – ex-atleta
 
“Olha, para mim é um prazer imenso de poder participar de um momento único, conduzir a tocha e ter sido escolhida. Ser a última pessoa a conduzir até a pira olímpica e acendê-la. É um momento único, estou muito feliz.”
 
REPÓRTER: Na sexta-feira, outras três cidades estão no cronograma por onde a tocha vai passar. A primeira é Guarabira. Depois, é a vez do município de Sapé participar desse importante momento para o esporte nacional. Para encerrar o dia, João Pessoa vai receber o símbolo. O início do revezamento na capital está previsto para as duas horas da tarde, na Casa da Pólvora. Após percorrer as ruas da cidade passando pelos principais pontos turísticos, a tocha vai chegar ao Busto de Tamandaré. Assim como em Campina Grande, atrações artísticas vão encerrar o evento na cidade. No sábado, a chama vai sair de Mamanguape, a última cidade da Paraíba no roteiro. No mesmo dia, a chama segue para o Rio Grande do Norte. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a união do povo brasileiro vai ser o diferencial para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
 
SONORA: Leonardo Picciani – ministro
 
 “É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma das nossas regiões. Dando essa força criando esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, amor e congraçamento.”
 
REPÓRTER: Na Paraíba, foram investidos mais de 18 milhões e meio de reais em estruturas esportivas, divididos entre Centros de Iniciação ao Esporte e pistas de atletismo. Ao todo, nove atletas recebem o recurso do Bolsa Atleta e outros quatro o Bolsa Pódio.  
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.