ESPORTE: Quebra de recorde mundial marca primeira competição em centro paralímpico brasileiro

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A primeira competição oficial realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro teve um desfecho emocionante, com a quebra de um recorde mundial no salto em distância. O mérito é da atleta de Três Lagoas Silvânia Costa, que competiu na classe T 11 - cego total. Ao atingir a marca de cinco metros e 34 centímetros, Silvânia bateu a performance registrada em 1997 pela espanhola Purificación Ortiz, que, na ocasião, chegou a cinco metros e 21 centímetros. A pouco mais de dois meses dos Jogos Paralímpicos 2016, Silvânia fala sobre esse momento tão especial.
 
SONORA: Silvânia Costa, atletismo paralímpico
“Estou muito feliz e muito emocionada. Consegui bater o recorde mundial, com sorriso de canto a canto. Não tem emoção melhor que esta”.
 
REPÓRTER: Neste fim de semana, o centro paralímpico sediou o Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação. Além de Silvânia Costa, outro destaque na competição foi a velocista Jerusa Geber, que fez o melhor tempo do mundo, em 2016, nos 100 metros do atletismo. Nas piscinas, destaque ficou por conta de Maiara Barreto, que quebrou dois recordes brasileiros na classe S3. Daniel Tavares, que bateu o recorde mundial no Open Internacional, evento-teste paralímpico disputado em maio, aprovou a estrutura do centro de treinamento.
 
SONORA: Daniel Tavares, atleta paralímpico
“O CT está muito bonito, principalmente na parte de atletismo e de natação. A pista e a pista de aquecimento estão muito bonitas. E a piscina também”.
 
REPÓRTER: O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro iniciou as atividades em 23 de maio. O complexo tem estrutura para 15 modalidades paralímpicas, além de alojamentos para quase 300 pessoas. O empreendimento recebeu investimentos de 305 milhões de reais, dos quais 187 milhões vieram do governo federal.
 
Reportagem, Michelle Abílio

Receba nossos conteúdos em primeira mão.