ESPÍRITO SANTO: Produção industrial do estado apresenta resultado negativo, aponta pesquisa

Apesar do resultado negativo da indústria capixaba em maio deste ano, o Espírito Santo apresentou crescimento de 1,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A produção industrial do Espírito Santo registrou resultado negativo de 1,9% em maio deste ano, na comparação com abril. Os dados são de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o deputado Federal pelo PT capixaba, Helder Salomão, a extinção do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (FUNDAP), há aproximadamente quatro anos, pode ter contribuído para o estado não conseguir recuperar a economia, o que acabou afetando a produção industrial local.

TEC./SONORA: Helder Salomão, deputado Federal (PT-ES)

“A retirada do FUNDAP, abalou profundamente a nossa economia, que tinha nesse fundo uma âncora importante. Sem contar com o fundo, a minha avaliação é que o Estado do Espírito Santo precisa reinventar a sua estratégia econômica.”

LOC.: O FUNDAP era um financiamento oferecido a empresas com sede no Espírito Santo que realizavam operações de comércio exterior tributadas com ICMS no estado. Mesmo com a extinção do fundo, o deputado Helder Salomão acredita que uma solução para a melhoria da indústria, seria apostar no investimento em pequenos negócios do estado.

TEC./SONORA: Helder Salomão, deputado Federal (PT-ES)

“Eu creio que uma estratégia interessante para o Espírito Santo, seja apostar nas micro e pequenas empresas, nos pequenos negócios como instrumentos para dinamizar a economia, gerar empregos e fazer crescer, não só a grande indústria no estado, mas também a pequena indústria e a média indústria.”

LOC.: Apesar do resultado negativo da indústria capixaba em maio deste ano, o Espírito Santo apresentou crescimento de 1,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.