ESPÍRITO SANTO: Passam de 4500 os casos de Dengue no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Os casos suspeitos de Dengue já passaram dos 4.500 no Espírito Santo. O dado é da Secretaria Estadual de Saúde. O número de casos foi divulgado pelo último levantamento feito pela pasta e corresponde ao período entre primeiro de janeiro e 25 de março. Ao todo, já são 4.662 casos, destes 63 são classificados como graves e sete mortes estão sob investigação. No quesito incidência, quando se leva em conta a quantidade de casos pela população da cidade, Nova Venécia é a que apresenta um quadro mais delicado.

Segundo Roberto Laperriere, referência técnica do Programa de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya, a quantidade de casos das três doenças ainda segue uma linha dentro da normalidade. No entanto, a quantidade de mosquitos presentes no estado e o clima atual fazem com que a situação possa piorar, por isso, faz um pedido à população.

TEC/SONORA: Roberto Laperriere, referência técnica do Programa de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya

“Nós encontramos, agora no estado, condições ideais para a proliferação do vetor. Nós ainda temos altas temperaturas e agora começou o período de chuva. Com isso, para um futuro próximo, podemos ter um aumento dessas três doenças. Então eu conto com a população capixaba para passarmos por esse período, considerado de perigo para essas três doenças, sem maiores problemas.”

LOC:  Uma vistoria semanal em casa, para eliminar possíveis locais com água parada, é uma das formas mais eficientes de evitar o nascimento do mosquito e, automaticamente, se prevenir contra Dengue, Zika e Chikungunya.

Marcos Antônio Correa tem 31 anos, é médico veterinário e morador do bairro Praia do Canto, em Vitória. Marcos relata que em 2013 foi infectado pela Dnegue. Durante quatro dias ele conta que sentiu os sintomas da doença e relata o que passou

TEC/SONORA: Marcos Antônio Correa, médico veterinário.

“Comecei com febre, dor no corpo e dor de cabeça. Fui ao médico e ele falou que a suspeita era de Dengue. Logo passou os medicamentos para dor, me colocou no soro e disse que essa parte de hidratação era muito importante. Coletou sangue para fazer o exame. Aí no hemograma deu sugestivo para Dengue.”

LOC: Para mais informações sobre os métodos de prevenção e os sintomas das doenças, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.