ESPÍRITO SANTO: Ministério da Saúde disponibiliza mais um milhão de doses de vacina contra febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Para reforçar a vacinação no Espírito Santo contra a Febre Amarela, o Ministério da Saúde vai disponibilizar mais um milhão de doses da vacina para o estado. O objetivo do ministério com esse novo lote é aplicar a vacina em todo o estado, e não apenas quem mora nas chamadas áreas de risco. Dessa forma, os 18 municípios capixabas que não estavam na lista também terão que vacinar os moradores. Com a nova remessa, o Espírito Santo receberá ao todo mais de três milhões e meio de doses da vacina. De acordo com a secretaria estadual de saúde, até esta semana, quase um milhão de pessoas nos 60 municípios que tiveram prioridade no início da campanha já foram vacinadas. Isso é mais de 70 por cento da população. O subsecretário de saúde do Espírito Santo, Sílvio Machado, explica como as estratégias de vacinação estão sendo elaboradas.
 
TEC./SONORA: Sílvio Machado, subsecretário de saúde do Espírito Santo.
 
“Nós estamos bem articulados, tanto localmente quanto com o Ministério. Fizemos um gabinete de monitoramento com a secretaria estadual e secretarias municipais de saúde, de maneira que todas as nossas conduções são articuladas. Todas as estratégias pensadas, e traçadas, são feitas conjuntamente.”
 
LOC.: Para aumentar a cobertura da vacina, a partir do dia quatro de março, Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha farão mutirão de vacinação aos sábados. O ministro da saúde, Ricardo Barros, tranquiliza a população.
 
TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.
 
A situação é de alerta, está sob controle, temos as vacinas para distribuir, as equipes treinadas, então a população pode ficar tranquila que ela tem estrutura para ser assistida nesse momento.”
 

 

LOC.: Se você tiver febre alta de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, náuseas e vômitos, além de fraqueza e muito cansaço, é importante procurar um médico, pois você pode estar com a febre amarela. Nos casos mais graves, a pessoa infectada pode ficar com a pele e os olhos amarelados. A vacina é contra indicada em alguns casos, procure saber se você está entre eles. A vacina contra febre amarela é segura e quase nunca provoca reação em quem toma. Para saber mais acesse www.saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.