ESPÍRITO SANTO: Mais de 52 mil gestantes passam a receber vacina contra coqueluche

O estado do Espírito Santo acaba de receber a vacina contra a coqueluche. A vacina dTpa foi introduzida nessa semana no Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde e vai beneficiar mais de 52 mil gestantes em todo o estado.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 02'11''

REPÓRTER: O estado do Espírito Santo acaba de receber a vacina contra a coqueluche. A vacina dTpa foi introduzida nessa semana no Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde e vai beneficiar mais de 52 mil gestantes em todo o estado. Entre 2011 e 2013 foram registrados mais de dois mil casos da doença no estado do Espírito Santo. O objetivo da vacina é reduzir a incidência e a mortalidade causada pela doença entre os recém-nascidos, conforme explica o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

SONORA:ministro da Saúde - Arthur Chioro

"A coqueluche se manifesta de maneira mais grave entre os bebês até seis meses de vida e é por isso que é fundamental ele receber da sua mãe a defesa contra a coqueluche, enquanto o seu organismo vai sendo estimulado através da vacinação, que ele começa a receber pelo calendário a partir do segundo mês de vida, para que ele possa formar as suas próprias células de defesa, seus anticorpos que vão lhe proteger contra a coqueluche". 

REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina dTpa é segura tanto para a mãe quanto para o bebê e protege contra coqueluche, difteria e tétano. A coordenadora do programa estadual de imunizações de Minas Gerais, Danielle Grillo, ressalta a importância da inclusão da vacina contra coqueluche para as gestantes.

SONORA: coordenadora do programa estadual de imunizações de Minas Gerais – Danielle Grillo

"Temos feito medidas na vigilância, apoio preventivo e medidas de controle, através de investigação, monitoramento semanal dos casos, vacinação de bloqueio. Nos últimos três anos principalmente, houve aumento muito grande no número de casos de coqueluche, em crianças menores de um ano de idade. Então com a inclusão da vacina da coqueluche para gestante vai ser uma medida muito importante para reduzir os casos, principalmente naquelas não vacinadas ou as que estão com esquema vacinal ainda incompleto em função da idade".

REPÓRTER: A vacina contra coqueluche vai imunizar quase três milhões de gestantes e mais de 300 mil profissionais da saúde que têm contato com recém-nascidos. A vacina já está disponível nos postos de saúde da rede pública de saúde. Para saber mais sobre a vacina, acesse: www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.