ESPÍRITO SANTO: Mais de 21 mil pessoas já foram imunizadas contra febre amarela em Baixo Guandu e municípios de fronteira

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Mais de 21 mil pessoas já foram imunizadas e 14 postos de saúde continuam a realizar a vacinação contra a Febre amarela em Baixo Guandú. A cidade tem aproximadamente 32 mil habitantes.
A vacinação da população que mora na zona rural do município foi priorizada porque a doença é transmitida por mosquitos que vivem nas matas. De acordo com a secretaria de Saúde, cerca de um terço da população de Baixo Guandu vive em áreas rurais e quase todos esses moradores já receberam a vacina contra a febre amarela. Onde não havia postos de saúde, agentes da prefeitura montaram postos estratégicos para a vacinação.
Agora é a população que mora na zona urbana da cidade que está sendo vacinada. A coordenadora do setor de Imunização da secretaria de Saúde, Gislaine Mardones, conta como está a vacinação no município:

TEC./SONORA: Gislaine Mardones, coordenadora do setor de Imunização de Baixo Guandu-ES.

“Na primeira semana de vacinação, teve bastante tumultuo. A gente fez até um horário diferenciado noturno para que as pessoas que trabalham no comércio ou as pessoas que não poderiam vir no dia para estar se vacinando, aí deu bastante movimento, bastante fila, mas isso nos 3, 4 primeiros dias porque o município não é grande, né? Agora a procura esta sendo normalizada. (...) Todo dia tem uma grande procura, mas não está tendo fila, não está tendo tumultuo, está sendo tranquilo.”

LOC.: O Ministério da Saúde enviou para Baixo Guandu 35 mil doses da vacina, o que garante imunização para todas as pessoas da cidade e uma parte para os visitantes de municípios vizinhos ou viajantes de passagem pela cidade. A vacina é segura e demora 10 dias para fazer efeito. Até o momento, a secretaria de Saúde não tem notificações de reações graves aos componentes da vacina, como explica a coordenadora do setor de Imunização, Gislaine Marcondes:


TEC./SONORA: Gislaine Mardones, coordenadora do Setor de Imunização de Baixo Guandu-ES.
“Orientamos que a vacinação é importante, que a vacina é segura, que ela é eficaz. Se a pessoa não tem nenhuma contra indicação, ela pode e deve tomar a vacina porque a vacinação é cautelar, o município de Baixo Guandu foi contemplado por ter achado macacos mortos, não é?”

LOC.: Assim como aconteceu nas cidades vizinhas de Minas Gerais, em Baixo Guandu foram notificadas as mortes de pelo menos 23 macacos. Esses primatas, especialmente os bugios, conhecidos como macacos barbados, são tão sensíveis à doença quanto os seres humanos e dão o alerta de que o vírus está próximo.
Baixo Guandu está muito próxima das cidades mineiras com surto da doença, distante apenas 40 quilômetros de Resplendor e quase colada em Aimorés e Itueta, o que coloca o município em situação de alerta e de vacinação cautelar. Como explica o Coordenador de Vigilância em Saúde, Azemar de Carvalho:

TEC/SONORA: Azemar de Carvalho, coordenador de Vigilância em Saúde de Nova Guandu-ES.
“A fronteira já não tem espaço vago, já emendou as duas cidades: Baixo Guandu com Aimorés. Na mesma hora que o pessoal está em Minas está no Espírito Santo, estão em Aimorés, estão no Guandu. E a divisa aqui que faz é só o rio. O Rio Doce que faz a divisa de um bairro de Aimorés aqui, com o município.”

LOC.: A aproximação das cidades favorece o alto fluxo de moradores de um município ao outro e os registros precisam ser feitos com cautela para que as estratégias de combate sejameficazes. Dos sete casos suspeitos de febre amarela registrados em Baixo Guandu, apenas dois são moradores locais, como explica o coordenador Azemar de Carvalho:

TEC/SONORA: Azemar de Carvalho, coordenador de Vigilância em Saúde de Nova Guandu-ES.

“Só que desses sete suspeitos nós só temos dois que realmente são do município, os outros são de outros municípios que vieram para cá: um de Baixo Guandu, confirmado, que é uma mulher e ela está bem, já sarou, e hoje eu recebi mais três resultados confirmando: um foi a óbito, de Aimorés, que deu entrada aqui também. Quando ele chegou já estava muito debilitado (...) e outros dois deram positivo também, mas um é de Itueta e outro Itaguaçu. Aí os outros a gente está aguardando o resultado.”

LOC.: Os 14 postos de vacinação de Baixo Guandu atendem das sete da manhã às quatro da tarde, diariamente. Crianças a partir de seis meses já podem ser vacinadas. O Ministério da Saúde orienta para, antes de tomar a vacina, observar as contra indicações e descobrir se você já não tomou a vacina antes e já está imunizado.
Para obter informações sobre os sintomas da Febre amarela e contraindicações da vacina, acesse o site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.