ESPÍRITO SANTO: Já passam de 400 os casos suspeitos de Tuberculose no estado em 2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Até abril de 2017, a Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo já notificou em torno de 400 casos suspeitos de Tuberculose. Para a coordenadora estadual do Programa de Controle da Tuberculose, Ana Paula Costa, esse número pode ainda ser maior. De acordo com ela, há muitos casos que ainda não foram detectados.

TEC/SONORA: Ana Paula Costa, coordenadora estadual do Programa de Controle da Tuberculose.

“Pode ser o próprio preconceito do doente em relação à doença. A vergonha de suspeitar e pensar que ele está com Tuberculose. A própria rede de atenção à saúde, aí eu falo com relação a atenção básica, onde está inserida a Tuberculose, não consegue fazer um trabalho efetivo de busca dentro das unidades de saúde ou dentro do território.”

LOC: Ana Paula destacou que encontrar esses pacientes e mantê-los no tratamento durante os seis meses necessários é justamente um dos principais objetivos para este ano.

Washington Jordão Alves, gerente administrativo, tem 28 anos e é morador do bairro Itararé, em Vitória. Em 2015, Washington foi diagnosticado com Tuberculose. Ele conta que sofreu preconceito, mas seguiu firme em seu tratamento até se curar completamente. Ouça o que ele recomenda para outros pacientes que estão com a Tuberculose.

TEC/SONORA: Washington Jordão Alves, gerente administrativo.

“Há cura para a tuberculose. Eu aconselho que os pacientes que estejam fazendo o tratamento não o abandonem, nem deixem se levar pelas consequências que essa doença trás. Tenha em mente, primeiro a sua saúde, a recuperação, para você pode voltar as suas atividades sociais.”

 

LOC: Toda a região metropolitana de Vitória, que também inclui cidades como Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha, são as que mais preocupam a Secretaria de Saúde, segundo a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Ana Paula Costa.Os sintomas mais frequentes da tuberculose são tosse, febre vespertina, sudorese noturna, perda de peso e cansaço. Para mais informações, acesse saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.