Data de publicação: 22 de Junho de 2017, 02:20h
Hemocentro precisa de mais doações dos tipos sanguíneos
LOC.: O Estado do Espírito do Santo está intensificando as campanhas de doações de sangue. O quantitativo que o Hemocentro Coordenador, localizado na capital Vitória, recebe é de cerca de cinco mil doações por mês. Atualmente, o cenário está favorável para a região capixaba. Segundo a diretora técnica do Hemocentro do Estado do Espírito Santo, Alessandra Prezotti, uma das maiores dificuldades é a captação de tipos sanguíneos negativos.
TEC./SONORA: Alessandra Prezotti, diretora técnica do Hemocentro do Estado do Espirito Santo.
“Hoje nós temos quantidades suficientes de alguns grupos sanguíneos, como grupo A e o nosso estoque está bom no grupo B. Entretanto, todos os sangues de grupos negativos, A negativo, B negativo, principalmente o O negativo, a gente tem sempre o nosso estoque muito baixo. Então a gente está tentando desenvolver estratégias para que nós possamos trabalhar em cima da captação desses doadores, que são deficitários.”
LOC.: A diretora diz ainda que doar sangue é um ato de solidariedade. Quem concorda com essa definição é o bancário de 50 anos, morador da capital, Alvimar Rosetti. Ele já doou 41 vezes e segue ajudando as pessoas. Ele comenta que sempre pensava em doar, mas por conta de uma hepatite na infância, nunca havia realizado o procedimento. Após uma conversa com um amigo, que é médico, e exames realizados na triagem do hemocentro, ele descobriu que poderia ser um doador. Alvimar também incentiva as pessoas a participarem dessa ação.
TEC./SONORA: Alvimar Rosetti, bancário.
“Não importa qual for o seu tipo de sangue, né? A doação vai servir para alguma pessoa necessitada. Então, assim, doar sangue é salvar vidas. Tem muitas pessoas que não têm condição, que necessitam do sangue e para você não faz falta nenhuma. O seu organismo repõe isso rapidamente. No dia seguinte você está normal, dá para sair para trabalhar no outro dia. Eu faço isso, toda vez eu vou trabalhar, não tem problema nenhum. Então assim, doar sangue é doar vidas realmente.”
LOC.: Doar sangue é um ato de solidariedade. Para ser um doador, você deve estar saudável, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 a 69 anos. O Hemocentro do Estado do Espirito Santo está localizado na Avenida Marechal Campos, no bairro de Maruípe. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das sete da manhã até às cinco da tarde. Aos sábados, ele funciona das sete a uma hora da tarde. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações sobre doação de sangue, acesse saude.gov.br/doesangue.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev