ENERGIA: Quem produz energia elétrica em casa pode ficar isento do ICMS

Comissão de Infraestrutura do Senado aprova projeto que isenta do ICMS pessoas e empresas que investem em geração de energia elétrica por conta própria

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Quem produz energia elétrica em casa capaz de suprir a residência e ainda devolve parte da produção para o sistema elétrico pode ficar isento do pagamento do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, o ICMS. É que, a comissão de Infraestrutura do Senado aprovou projeto de Lei que, quando passar a valer, acaba com a cobrança do imposto para as pessoas e empresas que produzem a própria energia elétrica e ainda fornece o excedente para rede pública. Atualmente, a pessoa que produz energia em casa tem que pagar o ICMS. A determinação é do Conselho Nacional de Política Fazendária, do ministério da Fazenda. O relator do projeto, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, explica que a medida é para incentivar que mais pessoas passem a investir na produção de energia elétrica em casa.
 
SONORA: senador Acir Gurgacz, PDT - RO
 
“O pequeno produtor de energia elétrica enquadrado nesse sistema não realiza a venda de energia, utilizando a distribuidora apenas como armazenador de energia. Contudo, o entendimento do CONFAZ, que autorizou a cobrança de ICMS para a parcela de energia injetada na rede da distribuidora, onerou de tal forma que inviabilizou a instalação de novos empreendimentos.”
 
REPÓRTER: Antes de passar a valer, o projeto que isenta as pessoas que produzem a própria energia elétrica do pagamento do ICMS segue para análise na comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Com informações da Rádio Senado, reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.