ENEM: Inep adia publicação do espelho da redação do exame

Pelas regras atuais, o Inep divulga no começo do ano as notas obtidas pelos participantes no Enem. Um tempo depois, o instituto divulga – apenas para fins pedagógicos – o espelho da redação, que detalha a correção dos textos.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os candidatos que fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, realizado em outubro do ano passado, vão ter que esperar mais para ter acesso ao espelho da redação do exame.  A disponibilização do espelho estava prevista para a próxima sexta-feira, dia 8, junto à publicação das notas das provas do exame. Mas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, o processo de correção ainda não foi concluído e, portanto, o espelho da redação vai disponibilizado posteriormente, em data ainda não definida.
 
Uma decisão judicial, divulgada no dia 3 de dezembro do ano passado, garantiu que o Inep deve disponibilizar o acesso ao espelho de redação do Enem junto com a divulgação da nota individual de cada candidato. O Inep foi notificado sobre a decisão e tem até o dia 15 de fevereiro deste ano para se manifestar. Porém, esse prazo extrapola a data da divulgação da nota das provas e, portanto, não obriga a entrega do espelho da redação ao estudante neste ano.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.