ELEIÇÕES: Prefeitos são escolhidos no primeiro turno em 75 municípios do Rio de Janeiro

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A eleição para prefeito foi definida no primeiro turno em75 municípios do Rio de Janeiro. O PP e o PMDB conquistaram 16 prefeituras cada. Em 11 municípios, a situação está em aberto, pois os candidatos que lideram as votações estão com a candidatura sub júdice, ou seja, em análise pela justiça eleitoral. Em seis cidades, o prefeito será eleito no segundo turno.
 
Na capital do estado, o PMDB, partido do prefeito Eduardo Paes, está fora do segundo turno, que será disputado por Marcelo Crivella, do PRB, e Marcelo Freixo do PSOL. Crivella teve 27,78 por cento dos votos válidos e Freixo, 18,26 por cento. Mais de três milhões e 700 mil cariocas foram às urnas neste domingo (2). O índice de abstenção foi de 24,28 por cento.
 
Em Niterói, o atual prefeito, Rodrigo Neves, do Partido Verde, disputa o segundo turno com Felipe Peixoto, do PSB. Neves obteve quase 48 por cento dos votos, enquanto Felipe ficou com 30,69 por cento. Pela primeira vez desde 1988, PT e PDT, partidos que se alternaram na gestão municipal durante sete mandatos, não lançaram candidaturas próprias em Niterói.
 
Segundo turno acirrado em São Gonçalo. O atual prefeito, Neilton Mulim, do PR, ficou em terceiro e não concorre mais à reeleição. A disputa pela prefeitura ficou entre José Luiz Nanci, do PPS, com 20,46 por cento dos votos, e Dejorge Patricio, do PRB, com 20,24 por cento.
 
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), em todo o estado, 305 pessoas foram presas durante as eleições, sendo 19 candidatos. Na capital, 37 pessoas foram presas, todas por boca de urna. Em todo o estado, 775 urnas foram substituídas.
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.