EDUCAÇÃO: Um em cada 10 municípios brasileiros atinge meta de aprendizado em português e matemática

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Apenas uma em cada dez municípios do Brasil conseguiu atingir a meta de aprendizado em Português e Matemática no ensino fundamental em 2013. A informação foi divulgada pelo movimento Todos Pela Educação na meta intermediária número três. Cada meta foi proposta para facilitar o monitoramento do desempenho dos alunos e deve ser avaliadas a cada dois anos, já que o levantamento é realizado com base nos resultados dos estudantes na Prova Brasil, realizada em 2013. Os dados já se mostravam negativos em 2011, quando os percentuais das redes municipais que cumpriram as metas relativas a 2009 para matemática no quinto ano e para português e matemática no nono ano apresentaram queda. Para o gerente de conteúdos do Todos Pela Educação, Ricardo Falzetta, o índice não quer dizer que nesses municípios o ensino piorou.
 
SONORA:  gerente de conteúdos do Todos Pela Educação, Ricardo Falzetta
 
“Isso não significa que a educação no município piorou. A educação pode ter melhorado, mas ela pode não ter melhorado o suficiente para o atingimento da média. Pode ter ocorrido um decréscimo nos resultados do município. Pode. Não dá para olhar só para a quantidade de municípios que não atingiram a meta e concluir que houve uma piora no desempenho.”
 
REPÓRTER: Entre as Unidades da Federação, o Acre foi a que teve o maior percentual de municípios que cumpriram as metas para língua portuguesa nos anos iniciais com quase 86 por cento. Isso significa que, das 22 cidades do Estado, 21 atingiram as metas parciais. Dentre os municípios que mais se destacaram, está Morro Reuter, no Rio Grande do Sul. A cidade foi destaque, porque teve o melhor resultado em Português com quase 90 por cento de aprendizado. De acordo com o secretário municipal de Educação, Márcio Malgarin, os bons resultados do município são devidos aos projetos realizados e a dedicação dos professores.
 
SONORA: secretário municipal de Educação - Márcio Malgarin
 
“Há um investimento dos professores, com certeza, há um investimento da educação na formação dos professores que reflete no aluno, com certeza. Eu acredito que se o aluno está sendo bem atendido na escola, tem um profissional qualificado para atender ele com certeza o reflexo vai estar nessas notas que eles estão atingindo aí nas provinhas que o MEC vem realizando."
 
REPÓRTER: O Brasil tem hoje pouco mais de 45 por cento dos alunos matriculados no quinto ano do Ensino Fundamental com aprendizado adequado em língua portuguesa e quase 40 por cento em matemática. Nos anos finais, a situação é ainda pior: apenas 28 por cento dos estudantes de todo o Brasil terminaram o Ensino Fundamental sabendo o que deveriam em português e somente 16 por cento, em matemática.
 
Reportagem, Victor Maciel
 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.