EDUCAÇÃO: Enem é adiado para mais de 240 mil alunos no Brasil

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mais de 240 mil estudantes no Brasil não vão fazer o Exame Nacional de Ensino Médio neste fim de semana e terão que realizar a prova nos dias 3 e 4 de dezembro. O adiamento aconteceu por causa da ocupação por estudantes de centenas de colégios em todo o país, que estão protestando contra a reforma do ensino médio e da Proposta de Emenda à Constituição que limita os gastos públicos.
 
O Ministério da Educação escolheu, então, adiar o Enem para os candidatos que iriam realizar a prova nas escolas que estão ocupadas, alegando questões de segurança. Na primeira versão da lista, o MEC informou que 191 mil alunos e 303 escolas não fariam a prova neste final de semana. Segundo o Inep, para a nova data, serão definidos novos locais de prova. Os 240 mil inscritos que vão fazer a prova apenas em dezembro foram avisados por meio de SMS, e-mail, além de divulgação na Página do Participante. Do ponto de vista da dificuldade da prova, os novos itens serão equivalentes para que nenhum candidato seja prejudicado.  
 
Além disso, o Enem também foi adiado para cerca de 54 mil estudantes privados de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas. As avaliações para esses candidatos vão ser aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro. Antes, o exame estava marcado para 6 e 7.  O Enem vai ser aplicado para esses candidatos nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional de cada unidade da federação. A nota do Enem poderá ser usada para que os alunos privados de liberdade concorram para vagas no ensino superior. Além disso, para os alunos que têm mais de 18 anos, a avaliação também pode ser usada como certificação do ensino médio. 
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.