EDUCAÇÃO: Confenen elogia Medida Provisória que reformula Ensino Médio

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Motivo de debates e discussões entre alunos, pais, professores e educadores, a Medida Provisória que reformula o Ensino Médio foi tema de um encontro entre lideranças da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, e o deputado Federal Átila Lira, do PSB, do Piauí, que faz parte da comissão mista que analisa a Medida Provisória.
Na reunião, a Confenen apresentou os pontos de vista da entidade quanto a elaboração da MP. Uma das mudanças previstas na proposta é a de que os alunos poderão direcionar o currículo de acordo com quatro áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. De acordo com o diretor executivo da Confenen, João Luiz Cesarino, a entidade apóia o debate para a reformulação do Ensino Médio. 

SONORA
: João Luiz Cesarino
“O Ensino Médio como se encontra hoje ele não entusiasma nem a professores nem aos jovens. Então, a Confenen, ela está de acordo, ela apresentou emendas para aperfeiçoar o processo, justamente para aperfeiçoar o debate sobre o tema”.

REPÓRTER: 
No encontro, o deputado Átila Lira disse que a elaboração da MP conta com a participação de diversas entidades e que, portanto, vem sendo bem debatida com a sociedade. De acordo com ele, o primeiro relatório do projeto deve ser apresentado ainda neste mês.

SONORA: 
Átila Lira, deputado federal (PSB-PI)
Esse projeto que ta sendo bem debatido, bem estudado para que as reclamações possam ser incorporadas com boas sugestões para o projeto. Então, eu acredito que no final do mês de novembro tenhamos o primeiro relatório e que no mês de março passamos levar para votação final um projeto já bem discutido e convergente em termos e de opinião de todos”.

REPÓRTER: 
De acordo com a Confenen, o debate a respeito da medida provisória deve continuar sendo aperfeiçoado já que o país precisa resolver o quanto antes os problemas relacionados ao ensino, como o excesso de disciplinas e a alta carga horária das aulas.

Reportagem, João Paulo Machado 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.