EDUCAÇÃO: Bolsistas do Prouni vão poder mudar de faculdade sem perder benefício, prevê Lei em debate no Congresso

Quando passar a valer, a Lei permitirá que o estudante mude de faculdade sem mudar de curso

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O estudante que conta com bolsa do programa Universidade Para Todos, o Prouni, do ministério da Educação, pode ter o direito de mudar de faculdade sem correr o risco de perder o benefício. É o que prevê um projeto de Lei aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Quanto passar a valer, a medida vai abrir a possibilidade do estudante mudar de faculdade e continuar contando com a bolsa do Prouni. Porém, o estudante não vai poder mudar de curso e a instituição de destino tem que ser participante do programa e ter bolsa disponível para o curso do aluno. Atualmente, o estudante bolsista do Prouni só pode mudar de faculdade quando a instituição em que estuda for desvinculada do programa. O relator do projeto de Lei, deputado Federal Alceu Moreira, do PMDB do Rio Grande do Sul, acredita que a medida vai beneficiar milhares de estudantes bolsistas do Prouni, que necessitam mudar de faculdade.
 
SONORA: Deputado Federal, Alceu Moreira, PMDB – RS
 
"São muitos argumentos que levam o aluno a querer mudar de instituição de ensino. Então é impossível que ele tenha o Prouni e só porque ele tem que se mudar, ele vai perder o benefício. Isso não tem sentido."
 
REPÓRTER: Antes de passar a valer, o projeto de Lei que permite o estudante bolsista do Prouni mudar de faculdade segue para análise no Senado.

 

Com informações da Rádio Câmara, reportagem, Cristiano Carlos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.