EDUCAÇÃO: Apenas 3 em cada 10 brasileiros gostam de ler, aponta pesquisa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, publicada pelo Instituto Pró-Livro, aponta que apenas três em cada dez brasileiros gostam de ler. A deputada Pollyana Gama sugeriu uma audiência pública para falar sobre o assunto e reforça a necessidade de mais investimentos.

TEC./SONORA: Pollyana Gama, deputada (PPS-SP).

“O nosso grande objetivo hoje é realmente aprofundar em dados, aprofundar em quem já faz trabalho de incentivo à leitura e identificar, junto com o governo, como que nós podemos aperfeiçoar e melhorar os investimentos na questão da leitura no país.”

LOC.: De acordo com a coordenadora da pesquisa, Zoara Failla, o exemplo dentro de casa é que mais influência no hábito da leitura.

TEC./SONORA: Zoara Failla, coordenadora da pesquisa.

“Como é importante a gente ter em casa livros, ter famílias que tenham este hábito da leitura, porque certamente assim você vai valorizar a importância da leitura, você vai desenvolver atividades interessantes com seus filhos...”

LOC.: Este é o caso da escritora Alessandra Pontes Roscoe.

TEC./SONORA: Alessandra Pontes Roscoe, escritora.

“Aqui em casa sempre foi uma casa com muito livro. Quando eu engravidei eu já tinha uma filha com dez anos e o outro com sete. Eles liam para a minha barriga. Era uma disputa dos irmãos para ver quem que ia ler a história do dia para a Luiza na barriga.”

LOC.: A Luiza Roscoe Cavalcante, filha da Alessandra, tem 8 anos e já escreveu um livro. Ouça o que ela falou ao ser questiona de quando ela começou a gostar de leitura.

TEC./SONORA: Luiza Roscoe Cavalcante, 8 anos, escritora.

“Desde que eu estava na barriga dela.”

LOC.: O deputado Átila Lira chama atenção para o papel dos professores na popularização da leitura.

TEC./SONORA: Atila Lira, deputado (PSB-PI)

“Você tem que trabalhar a leitura desde as primeiras letras, do início da educação infantil. Mas também isto se torna muito importante com a adolescência e quando ele entra no ensino médio. Agora, fazer com que a pessoa se interesse por leitura, é realmente o maior trabalho da escola.”

LOC.: A pesquisa também aponta que seis em cada dez pessoas declaram ter lido um livro ou mesmo um trecho no período de um ano.

Reportagem, Cintia Moreira

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.