ECONOMIA: Volume de serviços tem pior índice para o mês de agosto desde 2012, diz IBGE

Serviços de transporte foram, justamente, os que mais contribuíram para a queda acentuada no índice em agosto.

Salvar imagem

REPÓRTER: O volume de serviços prestados no Brasil diminuiu 3,9 por cento em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2015, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.
 
De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira (19), essa é a maior retração para o mês de agosto na comparação anual, desde que o índice começou a ser medido, em 2012. Isso significa que o trabalhador brasileiro está economizando na hora de pagar por serviços, como comer fora de casa ou fazer uma viagem.
 
E os serviços de transporte foram, justamente, os que mais contribuíram para a queda acentuada no índice em agosto. Segundo o IBGE, na comparação com agosto de 2015, os serviços de transporte encolheram nove por cento.
 
Em todo o Brasil, o setor diminuiu 1,6 por cento de na passagem de julho para agosto. Apesar do índice em queda, a pesquisa traz outro dado importante: os Jogos Olímpicos Rio 2016 impactaram positivamente o setor no país. O melhor desempenho foi no Rio de Janeiro, onde os serviços cresceram 2,7 por cento. Além do Rio, apenas Ceará e Rio Grande do Sul registraram variações positivas no índice.

 

Reportagem, Bruna Goularte

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.