ECONOMIA: Saiba mais sobre a Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil

A iniciativa conta com o apoio de 30 entidades brasileiras

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

A concentração de renda e riqueza nas mãos de uma minoria da população continua sendo um dos principais motivos para a desigualdade social no Brasil. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, quase 50% de todo o patrimônio declarado à Receita Federal está nas mãos de apenas meio por cento dos brasileiros.  Na tentativa de diminuir esse problema, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) lançou a Campanha pela Redução da Desigualdade Social. A  iniciativa - que já tem o apoio de 30 entidades – visa, entre outras coisas, mudar a forma como os impostos são cobrados, preservar e ampliar os direitos sociais e criar mais políticas públicas de valorização do trabalho e de educação no Brasil. A professora de Economia Maria de Lourdes Rollemberg Mollo participou de um debate no Cofecon sobre o assunto e concorda que a desigualdade social é causada por conta dessa enorme concentração de renda nas mãos de poucas pessoas.

"De 2008 para cá, a parcela da renda da população mundial que cresceu foi  a do 1% mais rico. Lutar contra isso significa lutar contra esta concentração de renda. Tem que ir na contramão daquilo que o mercado louva, que é a concorrência e que é a produção de desigualdades que esta concorrência provoca. Eu quero tornar a distribuição de renda progressiva."

De acordo com o presidente do Conselho Federal de Economia, Júlio Miragaya, também é preciso pensar em reduzir a tributação sobre o consumo e a produção e, por outro lado, aumentar os impostos cobrados sobre a renda e a riqueza.

"Implica em uma necessidade de organização e de mobilização daqueles segmentos mais prejudicados e que, via de regra, estão tão ocupados com a questão da própria sobrevivência, que não é muito fácil para eles perceberem esta questão da concentração da renda."

Ainda de acordo com o economista Júlio Miragaya, presidente do Cofecon, a retomada do crescimento sustentável só vai acontecer se houver geração de emprego, inclusão social e uma  distribuição da renda mais justa no país.

Saiba mais sobre a Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil em www.campanha.cofecon.gov.br.

Reportagem, Cintia Moreira.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.