ECONOMIA: Saiba como abrir site de vendas na internet e ampliar negócios em tempo de crise

Comerciante do interior de Minas Gerais vence prêmio MercadoLivre de Empreendedorismo na internet. Gerente do MercadoShops dá dicas importantes para quem busca sucesso na grande rede 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Especialistas em economia concordam que, em tempos de crise econômica, a população tende a buscar novas formas de ganhar dinheiro para aumentar a renda. No Brasil, os empreendedores estão investindo em vendas pela internet, o chamado comércio eletrônico. Um exemplo é o mercado de moda, que na internet, vem crescendo cerca de 30 por cento ao ano, de acordo com o MercadoLivre. A grande rede pode ser uma ferramenta capaz de abrir portas e conquistar clientes em todo mundo, mesmo se o empreendedor estiver longe dos grandes centros. É o caso do empresário Raul Tavares, da cidade de Paraguaçu, interior de Minas Gerais. Ele é dono de um site que comercializa produtos para telefonia, internet rural, smartphones e de informática, desde 2011. A loja venceu o prêmio MercadoLivre de Empreendedorismo deste ano, na categoria Melhores Práticas em Vendas. Raul Tavares conta que o número de vendas na internet já superou os resultados da loja física.
 
SONORA: empreendedor, Raul Tavares
 
“As lojas físicas estão virando só mesmo ponto de retirada para quem compra pela internet. Então, focar todo o processo da empresa para atender esse cliente que vem de forma virtual é a chave do sucesso. Nesse momento, a gente vê o comércio varejista em si amargando números negativos todos os meses. Então, a gente meio que para fugir disso está tentando realmente atuar só com essa parte de e-commerce.”
 
REPÓRTER: Para quem está interessado em começar ou já tem um comércio eletrônico na internet, o importante é se planejar e conhecer bem o produto que pretende comercializar. A dica é de Guilherme Mazzola, gerente do MercadoShops, unidade de negócio do MercadoLivre, responsável pela criação de lojas virtuais. Ele explica que a página de vendas na internet deve ter um visual interessante e a empresa deve investir no atendimento ao cliente.  
 
SONORA: gerente de MercadoShops, do MercadoLivre, Guilherme Mazzola
 
“O mais importante é que o vendedor se planeje bem para que ele tenha uma boa apresentação do site, que ele entenda bem o preço dele para poder ver até onde ele vai em uma promoção e que ele invista sempre no atendimento, tanto antes, como depois da venda. Além de todo investimento em marketing que ele tem que fazer também.”
 
REPÓRTER: Segundo Guilherme Mazzola, a loja online deve garantir que o cliente tenha uma boa experiência de compra. Ele ressalta que, o atendimento ao cliente é tão importante quanto oferecer bons preços e ter um site com boa apresentação visual.
 
SONORA: gerente de MercadoShops, do MercadoLivre, Guilherme Mazzola
 
“As promoções e as formas de pagamento são facilitadores para conversão, ou seja, elas ajudam o comprador a tomar a decisão de compra. Mas, a experiência final que o comprador tem no site é ainda mais importante, ou seja, se ele foi bem atendido, se o produto que ele buscou era o que ele queria realmente, se ele conseguiu receber esse produto no prazo. Então, as questões mais qualitativas da compra também são tão importantes quanto as quantitativas, nesse caso, o preço.”
 
REPÓRTER: Outras dicas importantes para quem pretende entrar no comércio eletrônico ou melhorar as vendas na internet são fornecer ao cliente informações claras sobre o processo de entrega e deixar claro como funciona a política de troca e devolução de produtos. Oferecer diversas formas de pagamento e a possibilidade de parcelar as compras, também são importantes. Para saber mais sobre comércio eletrônico e como colocar um site de vendas na internet com tecnologia de ponta e sem gastar muito acesse o endereço www.marcadoshops.com.br. 
 

 

Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.