ECONOMIA: RS lidera ranking dos estados do Sul que mais avançaram na produção industrial em maio

No acumulado de janeiro a maio de 2017, o crescimento da indústria gaúcha foi de quase 2%

Salvar imagem

LOC: A indústria gaúcha cresceu 2,5% na passagem de abril para maio. Na comparação com maio do ano passado, esse número foi ainda mais expressivo, de 7,6%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, e mostram que o estado liderou o ranking, na passagem de um mês para o outro, de crescimento da produção industrial na região Sul do país. Para o deputado do PMDB gaúcho, Darcísio Perondi, esse resultado é motivo de esperança em meio à crise econômica enfrentada pelo Brasil.

TEC./SONORA: Darcísio Perondi, deputado Federal (PMDB – RS)
"A indústria quase se afundou no processo de depressão e agora começou a dar resposta na maquinaria agrícola, em automóveis, nos manufaturados, começou a exportar mais. Nasce nova luz, nasce luz para a Indústria, para o Comércio, para o Serviço e para o Brasil."

LOC.: O crescimento de 2,5% da indústria gaúcha em maio ficou acima do resultado apresentado pelo Brasil, que foi de 0,8% nessa mesma comparação. O também deputado gaúcho Jerônimo Goergen, do Partido Progressista, reconhece os avanços no setor e lembra que o apoio do Governo à indústria é necessário para o desenvolvimento da economia local.

TEC./ SONORA: Jerônimo Goergen, deputado Federal (PP – RS)
"É claro e evidente que há uma retomada do desenvolvimento e do crescimento econômico no Brasil. É real a retomada do crescimento econômico, com algumas questões que poderiam ser melhor avaliadas pelo Governo. Eu cito a questão do conteúdo local, por exemplo, nas concessões, que ajudaria a fomentar ainda mais a indústria e mais a geração de emprego."

LOC.: A pesquisa do IBGE levou em consideração 14 estados brasileiros. Desses, 10 apresentaram avanço em relação à produção industrial. No acumulado de janeiro a maio de 2017, o crescimento da indústria gaúcha foi de quase 2%

Reportagem, Jalila Arabi.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.