ECONOMIA: Resultado de prévia da inflação mostra tendência de queda do índice, diz economista

O IBGE divulgou que a prévia da inflação do mês de junho ficou abaixo da taxa registrada em maio

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O IPCA-15, que é considerado a prévia da inflação oficial, ficou em 0,16% em junho, abaixo dos 0,24% registrados em maio. A informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Desde junho de 2006 que não há registro de um resultado tão baixo para o mês. O ex-presidente e conselheiro do Conselho Federal de Economia, Waldir Pereira Gomes, conta quais são as expectativas para a inflação nos próximos meses.

TEC./SONORA: Waldir Pereira Gomes, ex-presidente e conselheiro do Conselho Federal de Economia.

"Há uma tendência de queda da inflação, o que é muito bom para as classes assalariadas, principalmente aqueles que têm renda com pensões, aposentadorias, essas classes que acabam, neste aspecto, se beneficiando. Mas mesmo assim, ainda entendo que a inflação deveria ficar como em países civilizados, em torno de 2%, não mais do que isto. Mas já evidencia que a política monetária está surtindo efeito."

LOC.: Segundo os dados do IBGE, os setores responsáveis por quase metade das despesas das famílias brasileiras, o grupo de alimentação e bebidas e grupo de transportes, registraram queda nos preços em junho. Nos transportes, a queda de 0,10% foi influenciada pelos preços dos combustíveis, que caíram 0,66%.

Em compensação, morar ficou mais caro para os brasileiros. Isso porque o grupo de habitação teve uma alta de 0,93%. A conta de luz foi o item que mais contribuiu para isso, atingindo, em junho, o patamar de 2,24%. O grupo foi pressionado, também, pela taxa de água e esgoto como explica o economista Waldir Pereira Gomes. 

TEC./SONORA: Waldir Pereira Gomes, ex-presidente e conselheiro do Conselho Federal de Economia.

"É neste item de água, esgoto e energia elétrica onde você tem o maior índice de inadimplência. E reajuste de preços neste setor não foi acompanhado pelo reajuste dos salários."

LOC.: Ainda de acordo com o IBGE, considerando os últimos 12 meses, o índice diminuiu de 3,77% para 3,52%, ficando abaixo do valor registrado nos 12 meses. Com isso, essa foi a menor variação acumulada em períodos de 12 meses, desde junho de 2007.

Reportagem, Cintia Moreira
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.