ECONOMIA: Representantes da habitação e construção civil avaliam como positivo lançamento de linha de crédito para lotes urbanos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Após o lançamento da linha de crédito desenvolvida pela Caixa Econômica Federal para produção de lotes urbanizados, o Produlote, os setores de habitação e construção civil avaliaram como positivo a liberação do crédito imobiliário. O vice-presidente de Desenvolvimento Urbano do Sindicato da Habitação de São Paulo, Caio Portugal, explica que até então o financiamento das empresas nesses casos era feito com recursos dos próprios empreendedores.

“A ideia é que, com essa linha, a gente consiga alavancar a atividade dessas empresas e aumentar a oferta de lotes urbanizados. E aumentando a oferta, em médio prazo, a gente vai ter o preço mais barato do terreno e isso pode significar trazer mais gente para o mercado”.

Para o presidente Michel Temer, que participou do lançamento oficial em São Paulo, o Produlote ajuda a incentivar o crescimento econômico e contribui para a abertura de novos postos de trabalho.

“Nós temos dados de emprego ainda modestos, mas depois de muito tempo, nos últimos três meses, somente dados positivos. São medidas governamentais que serão levadas adiante com esse objetivo. Mais especialmente, reitero, com dinamismo, com ânimo daqueles que se dedicam a construção civil”.

O Produlote é a primeira linha de crédito voltada à produção de loteamentos urbanos por empresas loteadoras e desenvolvedoras urbanas. Durante a fase de obra, a empresa paga juros e atualização monetária apenas sobre o valor do financiamento liberado, que obedece a evolução do cronograma das obras dos loteamentos. Após a conclusão do empreendimento, a empresa tem até 54 meses para quitar o financiamento. Entre outros requisitos, a empresa deve comprovar a situação cadastral regular e saúde econômico-financeira, além de ter um faturamento anual a partir de R$ 15 milhões.

Reportagem, Tácido Rodrigues
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.