ECONOMIA: Programa de incentivo à exploração de gás natural pode contribuir para economia nacional, afirma deputado

Entre as medidas previstas na iniciativa “Gás para Crescer”, está a ampliação do número de leilões para produção de gás natural.

Salvar imagem

LOC.: O consumo de gás natural pelos brasileiros aumentou 10,6% no mês de abril deste ano, quando comparado a março. Os dados são de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Já na indústria, quando se compara ao mesmo período do ano passado, o consumo de gás natural teve um crescimento de 4,7%. E é em meio a esse cenário de aumento da comercialização desse produto no país, que o Ministério de Minas e Energia instituiu, desde o ano passado, a iniciativa “Gás para Crescer”.

O objetivo da iniciativa é ampliar o número de fornecedores de gás natural no Brasil, visando à competitividade entre as empresas, a fim de fomentar a economia nacional. É o que ressalta a diretora do Departamento de Gás Natural, do Ministério de Minas e Energia, Symone Araújo.

TEC./SONORA: Symone Araújo, diretora do Departamento de Gás Natural, do Ministério de Minas e Energia

“Essa iniciativa leva em conta o fato de que a Petrobrás é presente muito forte na indústria de gás natural, no Brasil. Ela [Petrobrás] começa a se reposicionar nesse mercado. E ela começa a abrir espaço para o surgimento de novos atores, especialmente na oferta de gás natural. Esse movimento de reposicionamento da Petrobrás pode se transformar em uma oportunidade de diversificação e de desenvolvimento do mercado de gás natural, Brasil.”

LOC.: Entre as medidas previstas na iniciativa “Gás para Crescer”, está a ampliação do número de leilões para produção de gás natural, além da revitalização de programas de exploração já existentes e facilitar o acesso pelos agentes interessados em sondar o produto, no país.

Para o deputado Federal Fábio Garcia (PSB-MT), que faz parte da Comissão Mista de Minas e Energia (CME) da Câmara, o programa “Gás para Crescer” é fundamental para o aquecimento da economia por meio da competitividade que a iniciativa proporciona entre as empresas exploradoras do produto.

TEC./SONORA: Fábio Garcia, deputado Federal (PSB-MT)

“É muito importante. O gás natural é, sem dúvida alguma, no mundo inteiro, uma das matrizes energéticas mais competitivas quando a gente trata a nível global das matrizes energéticas do mundo. Então, no Brasil a gente ainda tinha e tem muitas barreiras que impedem que esse gás chegue competitivo para a utilização final, para o consumidor final, para a indústria, para o comércio, etc. Então esse Programa busca, na verdade, romper essas barreiras para que de fato o gás natural sirva para trazer competitividade para o nosso país.”

LOC.: A iniciativa “Gás para Crescer” foi constituída por especialistas do Ministério de Minas e Energia, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.