ECONOMIA: Produção industrial cai em cinco dos 14 locais pesquisados em janeiro pelo IBGE

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A produção da indústria brasileira caiu em cinco dos 14 lugares pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na passagem de dezembro de 2016 para janeiro deste ano. As maiores altas foram registradas no Espírito Santo, que teve aumento de 4,1 por cento, em Goiás, que teve aumento de 2,4 por cento e no Pará com aumento de 2,4 por cento. São Paulo, que é o principal polo industrial do Brasil, também apresentou resultado positivo, como explica o analista da Pesquisa Industrial Regional do IBGE, Rodrigo Lobo.
 
SONORA: Rodrigo Lobo, analista da Pesquisa Industrial Regional
“O resultado negativo da indústria brasileira não foi acompanhado por São Paulo, por exemplo, que cresceu um por cento na passagem de dezembro para janeiro”.
 
REPÓRTER: Ainda de acordo com o IBGE, o resultado da produção da indústria também melhorou na comparação anual do índice. Os dados mostram que a produção avançou em 12, dos 15 locais pesquisados. Apesar disso, o analista da Pesquisa Industrial Regional do IBGE, Rodrigo Lobo, lembra que essa comparação deve ser vista com cautela, uma vez que alguns locais tiveram uma queda acentuada na produção do ano passado.
 
SONORA: Rodrigo Lobo, analista da Pesquisa Industrial Regional
“Na comparação com janeiro de 2016 a gente teve 12 dos 15 locais investigados mostrando taxas positivas [em 2017], mas a gente tem que relativizar esse crescimento, já que nove – desses 12 locais – tiveram quedas de dois dígitos em janeiro de 2016”.
 
REPÓRTER: Ainda de acordo com o IBGE, os únicos cinco – dos 12 lugares pesquisados - que apresentaram queda na produção industrial na passagem de dezembro para janeiro deste ano foram a Bahia, o Ceará, o Rio Grande do Sul, o Paraná e a região Nordeste do país. 

 

 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.