ECONOMIA: Produção de veículos no Brasil cai 15% em outubro na comparação com 2015

Resultado de outubro foi influenciado por veículos pesados; veículos leves apresentaram pequena recuperação, com alta de 1,3 por cento na comparação com o mês anterior

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A produção de veículos no Brasil caiu 15 por cento de na comparação de outubro deste ano com o outubro do ano passado. As informações foram divulgadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea. De acordo com o levantamento, de janeiro a outubro de 2016, houve uma queda de 17,7 por cento enquanto que, na comparação de outubro com setembro, ocorreu uma alta de 2,3 por cento.


O resultado de outubro foi influenciado pelos veículos pesados. No caso dos veículos leves, como carros de passeios e vans, a pesquisa mostra uma pequena recuperação, com alta de 1,3 por cento na comparação com o mês anterior.


Por outro lado, as vendas de caminhões apresentaram retração de 17,9 por cento sobre setembro; de 40,4 por cento sobre o mesmo mês de 2015 e de 31 por cento no acumulado de janeiro a outubro. No segmento de ônibus, de janeiro a outubro, houve queda de 16,7 por cento na produção. Em relação a outubro do ano passado, as vendas diminuíram 34 por cento e, no acumulado do ano, houve queda de 32,3 por cento.

 

Reportagem, Bruna Goularte
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.