ECONOMIA: PIB do agronegócio cresce 2,45% no primeiro semestre, diz CNA

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 2,45 por cento no primeiro semestre de 2016 quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em junho, a alta foi de 0,62 por cento. Os dados fazem parte do balanço divulgado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA, e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada,Cepea.
 
Um dos responsáveis pelo bom resultado do setor foi a cadeia produtiva de agricultura, que teve alta de 3,64 por cento de janeiro a junho em relação aos seis primeiros meses de 2015. A pecuária não teve o mesmo desempenho e registrou queda de 0,14 por cento.
 
O segmento primário cresceu 3,05 por cento, comportamento que se deveu à alta nos preços dos produtos agrícolas, que compensaram a queda na produção. Nesse sentido, os destaques foram: algodão, banana, cacau, café, batata, cebola, feijão, laranja, mandioca, milho, soja e trigo.
 
O PIB da agroindústria cresceu 2,28 por cento nos seis primeiros meses do ano, impulsionado pelo aumento de preços na indústria de processamento vegetal. Os insumos cresceram 1,84 por cento, sustentado pela indústria de rações. O segmento de serviços teve alta de 2,27 por cento, também puxado pelos produtos agrícolas.
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.