ECONOMIA: Petrobras revê plano e anuncia investimentos de US$ 74,1 bilhões até 2021

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Petrobras anunciou uma redução de 25 por cento no plano de negócios e gestão da empresa para o período de 2017 a 2021. Os investimentos vão passar dos 98 bilhões e 400 milhões de dólares, anunciados em janeiro, para aproximadamente 74 bilhões de dólares.
 
Do total previsto para os próximos cinco anos, 82 por cento desse valor terá como destino a área de exploração e produção, com ênfase em águas profundas. A segunda maior parte dos recursos, 12 bilhões e 400 milhões de dólares, será para refino e gás natural. Os demais investimentos, segundo a empresa, visam à manutenção das operações e a projetos de escoamento doa produção de petróleo e gás. O novo plano também prevê a venda de ativos, que deve gerar para a empresa 19 bilhões e meio de dólares.
 
O anúncio foi feito nesta terça-feira (20) por meio de comunicado enviado ao mercado financeiro, que reagiu bem à medida. Logo após a divulgação, as ações da empresa lideravam as altas do Índice Bovespa, subindo mais de três por cento. Nesta quarta, as ações da Petrobras estão entre as mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Por volta das duas da tarde, a cotação estava em 13 reais e 47 centavos.
 
Reportagem, Raphael Costa
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.