ECONOMIA: Mercado prevê Selic em 9,75 ao final de 2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A expectativa dos analistas do mercado financeiro é que a Selic, a taxa básica de juros do Brasil, termine o ano de 2017 em 9,75 por cento ao ano. A estimativa foi publicada no Boletim Focus, do Banco Central (BC) e apresenta os resultados de um levantamento diário feito com as previsões de mais de 100 bancos, gestores de recursos e outras instituições.
 
Na semana passada, a projeção para a Selic era de 10,25 por cento ao ano. O mercado melhorou as expectativas depois que, na última quarta-feira (11), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa de 13,75, para 13 por cento ao ano. A queda de 0,75 ponto percentual foi uma surpresa para os analistas, que esperavam um corte de 0,5 ponto percentual.
 
Ainda de acordo com o Boletim Focus, a estimativa é que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, caia ainda mais, e feche o ano de 2017 em 4,8 por cento.
 
O Boletim Focus é divulgado todas as segundas-feiras pelo Banco Central e aponta quais são as perspectivas do mercado para as principais variáveis da economia brasileira.
 
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.