Data de publicação: 02 de Agosto de 2016, 09:18h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
REPÓRTER: Analistas do mercado financeiro terminaram o mês de julho com uma expectativa mais otimista para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A projeção para o encerramento do ano é de retração de 3,24 por cento na soma de todas as riquezas produzidas no país. A estimativa faz parte do último Boletim Focus, divulgado no dia 1° pelo Banco Central (BC). Na pesquisa anterior, o mercado apostava em um recuo maior para o PIB: de 3,27 por cento.
O levantamento do BC também apontou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, ficou estável na última pesquisa. Os analistas estimam que a inflação fique em 7,21 por cento ao final do ano, mais próxima do teto de 6,5 por cento fixado para 2016. Em relação a 2017, os analistas esperam um resultado um pouco melhor: de 5,40 por cento, longe da meta, mas dentro do teto de seis por cento determinado para o próximo ano.
O Boletim Focus apresenta os resultados de um levantamento diário feito com as previsões de cerca de 120 bancos, gestores de recursos e outras instituições financeiras. E aponta quais são as perspectivas do mercado para as principais variáveis macroeconômicas.
Reportagem, Bruna Goularte