ECONOMIA: Inflação de fevereiro é a mais baixa desde o ano 2000, de acordo com IBGE

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, ficou em 0,33 por cento em fevereiro. Essa é a menor inflação para o mês desde o ano 2000. De acordo com o IBGE, os gastos com educação subiram de 0,29 para 5,04 por cento em fevereiro e impediram que índice caísse ainda mais. O pesquisador do IPCA, Fernando Gonçalves, explica que, apesar disso, alguns produtos ficaram bem mais baratos para os brasileiros.
 
SONORA: Fernando Gonçalves, pesquisador do IPCA
“Todavia, o grupo alimentação - que tem peso grande no IPCA com muitos itens importantes no consumo das famílias, veio em queda de 0,45 por cento – ajudando a conter o índice desse mês. Outro destaque: o item ‘passagens aéreas’ veio com queda e foi o principal impacto negativo no índice do mês. E ele praticamente anulou a variação registrada nos ônibus urbanos.”

 

REPÓRTER: Ainda de acordo com o IBGE, a inflação mais alta foi registrada na região metropolitana do Rio de Janeiro, porque que os cursos regulares ficaram 10 por cento mais caros. Por outro lado, Goiânia teve uma diminuição de mais de quatro por cento no preço dos combustíveis, o que fez com que a inflação ficasse mais baixa na capital. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.