ECONOMIA: Inflação apresenta desaceleração de 0,44%, em março

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A inflação em março caiu zero vírgula 44 por cento de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia, que mediu o Índice de Preços ao Consumidor. Mesmo assim, a inflação já acumulou alta de três vírgula um por cento neste ano e quase 10 por cento nos últimos 12 meses. Mas o economista Flávio Basílio, da Universidade de Brasília, acha que a expectativa para a inflação em 2016 pode trazer uma boa notícia para o bolso do consumidor.

SONORA: Flávio Basílio, economista

“Há uma expectativa ainda de recuo mais forte da inflação. A tendência é que esse ano a gente perceba gradualmente a inflação sendo reduzida. Ela ainda está em um patamar elevado, mas a tendência é de queda. E são dois fatores importantes que vão explicar essa queda da inflação: o primeiro é o componente da recessão, isso reduz margens e dificulta repasse dos preços. E o outro é a questão sazonal. Ano passado foi muito complicado por causa do zika, e um impacto também muito forte na fabricação de alimentos. Então esse ano vai ser também mais suave para esses grupos.”

REPÓRTER: De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia, os itens quie apresentaram queda de preços foram transportes, habitação, saúde e cuidados pessoais e despesas diversas. Há um destaque para os valores das tarifas de ônibus urbano, contas de luz, artigos de higiene bucal e cigarros. Os preços subiram na alimentação, educação, leitura, recreação, vestuário e comunicação.

Reportagem, Sara Rodrigues

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.